Mural das lamentações

Posted: July 3, 2012 in A Voz do Povo, Denúncia, Direitos

A mensagem que reproduzimos abaixo chegou-nos através do facebook. Na verdade, não é uma história que não tenhamos já ouvido centenas de vezes, ao ponto de já quase não nos indignar como deveria pois, na verdade, se acontecer uma vez é aberrante, acontecer sistematicamente é um desesperante sinal de “aqui em Angola é mesmo assim”, tirando-nos as forças de resistir ao que é errado e tentar melhorá-lo. Já diz o outro que “a mentalidade…”

Bom Dia,

Como não sei onde reclamar, uso o vosso canal para o Efeito.

Sempre vivi em Angola e sou filho de Angolanos, no entanto acho que por ser branco, não me faz digno de o ser.

Após 10 anos a viver fora do pais, para estudar, hoje de novo em Angola, resolvi tratar de novo dos meus documentos ( renovar ).
Tratei de assento de nascimento, tratei do bilhete de identidade, atestado de residência e até dos papeis militares.

O Problema nasce quando trato do passaporte já a três meses e até hoje nao foi emitido. Na agência do SME na Maianga, depois de la ir todos os dias durante 3 semanas dois dos funcionários me respondem ” Não moço, nos mesmo quando o processo é de um Branco, dificultamos mesmo o processo pois queremos saber quer ser Angolano porque?” e encaminham -me para a sede do SME.

Lá eu vou e dizem me exactamente a mesma resposta.
Cansado, entrego copias de todos os meus documentos antigos, bilhetes de identidade que ja tive, passaportes que ja tive, assentos de nascimento, cedulas, passaporte e BI angolano dos meus Pais e até a data NADA…

So gostava de mostrar o quão vergonhoso é o serviço do SME e quanto racismo há neste pais. Porque mesmo querendo tratar de forma legal e correcta não dá, porque por questões profissionais terei de viajar e so me resta accionar as famosas cunhas e corromper o Sistema.

Desiludido, pois meu regresso foi sempre a espera de encontrar uma Angola bem melhor, e os grandes predios, e novas estradas não conseguem apagar a desorganização, a falta de profissionalismo e a imagem de mau funcionamento do pais.

por Tiago Miguel Névoa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s