Novo DG da Rádio Ecclésia: Um Diabo na Casa de Deus

Posted: April 5, 2012 in Argumentos, Opinião

Hoje li uma vez mais os jornais, fui ao facebook e disse: chega! É demais. O que é que se está a passar na Rádio Ecclesia? Que bicho mordeu o novo DG da Ecclésia? Onde está a rádio dos sem voz? Parei. Pensei e notei que estava a tremer de tanta raiva e por achar que não é esta a igreja idealizada pelos meus pais e o meu falecido padrinho.

Depois de ter passados alguns minutos no quintal da Rádio, saído da igreja, decidi escrever essas linhas. Não sei se é uma critica ou crónica. Mas sei que escrevi. E fi-lo porque de modos algum aceito o que se está a passar na rádio da Ecclésia, ou melhor, na Rádio da Igreja.

Acompanho a Rádio Ecclésia há anos, mas muitos anos mesmo, que cheguei a ter um rádio que em todas as sintonias só se ouvia R.E 97.5 FM. E notei isso quando um dia tencionava ouvir a RNA depois de daqueles supostos disparates na Assembleia Nacional sobre os “sulanos” que nunca chegaram a ser pronunciados. Disse para mim mesmo: vou ouvir os inflamados editoriais da Rádio Nacional. E do fundo do coração desejei que fosse o meu amigo Eduardo Magalhães. O vozeirão dele é fixe para os bons e maus momentos. E lá cliquei 93.5. Qual foi meu espanto ao me apercerber que continuava a ouvir Ecclésia!Regulei então o botão do meu pequeno rádio por todas as frequências e só dava a rádio da igreja. Corri para o carro para puder ouvir a Nacional. Só assim me livrei da Igreja rádiofónica. E até hoje sinto saudades daquele rádio que nunca me deixou mal no que se refere a rádio da CEAST.

Mas estou muito desiludido. Muito decepcionado. Muito envergonhado com o comportamento de um tal Padre Kintino Candanji, o novo Director da Rádio Ecclésia.
Minha mente ficou turva quando comecei a ler os jornais de fim de semana.

Disse para mim mesmo: meu Deus o que se está a passar naquela casa Pai?

Sintonizei e ouvi, estavam todos animados. Sofriam no silêncio. Pensei: Vou fazer uns telefonemas.

A minha pergunta foi: “mas o novo DG da Ecclésia não é um Padre?” E a resposta foi:
– Yá. É de Benguela. E gosta bué de damas.

Mas não queira saber disso. Queria apenas confirmar se se tratava mesmo de um Padre. Desliguei. Mas fiquei inquieto. Perguntei a um colega ao lado:
– Sabes o que se passa da De Confiança?
– Estão todos comprados, disse sem pestanejar.

Encostei-me e pus a mente a funcionar. Lembrei de tudo o que meus pais diziam em relação aos Padres e pude perceber que eles falavam de um anjo, de um Santo, uma pessoa pura que ajudava a limpar a sociedade das suas imundices. De um amigo das pessoas que ouvia até os seus inimigos em segredo religioso durante a confissão. Lembrei da minha falecida mãe dizer que me ia queixar ao Padre por estar a chegar tarde.

Voltei a mim e concluí, sim, Padre é sinónimo de boa pessoa. Mas esse novo director da Ecclésia é realmente tudo isso que as pessoas dizem ser? Era realmente um homem frio, calculista, incompetente, teimoso, que erra sobre o erro; um absolutista,cara de pau, inimigo dos funcioários, ignorante, que já se desentendeu com toda a gente?

Não é verdade. Não acreditei e carreguei o meu telefone para fazer mais umas chamadas. Liguei para alguns kambas da Rádio Ecclésia. Uns falaram e outros soltaram fogo. Peço perdão, pois vós não vos apercebestes que vos estava a inquirir com este fim. Aí o céu veio-me sobre a cabeça. Ninguém elogiou o homem. Ninguém falou nada de bom. Ninguém o tratou por Padre. Todos o detestaram. O maldisseram.E tive de ouvir coisas como:
– Ele não sabe nada! Ele é um diabo em pessoa! Ele é um c…
Não vou repetir o que ouvir uma senhora dizer!
– Quem? aquela satanás!?
Uma apenas mixoxou.

Mas quem é esse homem meu Deus? E por fim, um deles disse:

– Diabo tentou a CEAST e a CEAST cedeu. Esse homem é o pior que já conheci em toda a minha vida. Mexe na grelha. Ultrapassa os chefes. Ofuscou a directora administrativa. Se apoderou dos carros. Tirou os relatos de futebol. Proibe coisas e pessoas. Mexe nas noticias. Até jornal quer escrever. Surpreende os editores e altera as notícias nas suas costas. Nem os seus respeita e quer fazer tudo. É uma cobra que se aconselha com outra cobra.

Aí comecei a perceber que havia mais uma pessoa no rolo. Lembrei então do que lera no jornal e logo perguntei: A Vanda é amiga dele? Só cobras e lagartos contra a Vanda. A mesma Vanda que os jornalistas citam nos jornais com orgulho afinal é uma das pontas do iceberg? Epá, fiquei de boca!
Juntei esses atributos e decidi intitular o meu escrito: NOVO DG DA ECCLÉSIA, UM DIABO NA CASA DE DEUS. E se tivesse a modesta intenção de escrever um livro, confesso-vos que o título seria: DIABO DESCEU E FOI MORAR NA ECCLÉSIA.
Mas não me contentei com o que ouvi. Fui lá. Simulei que queria ir a CEAST e fui. Mas antes, fiquei num longo banco castanho a entrada da Rádio Ecclésia e perguntei como não quer nada:
– Irmão quem é o director da Rádio?
– Aquele diabo que está alí de uma camisa africana.

Mesmo sem saber quem eu era, o homem disparou essas palavras como uma bala atirada contra Bin Laden e mordia os dentes que logo notei: Esse é mais um dos que odeia o tal DG. Levantei-me de caxexe e pus-me a admirar o homem. Um homem franzino, desprotegido, com uma roupas largas num corpo pequeno. Pude ver que falou com duas pessoas. E durante essa conversa o Padre sorria, mas meus irmãso, confesso-vos que vi Lúcifer! Aquele era um sorriso que trazia por dentro um pensamento nada bom. Parecia que o tal desconfiava das pessoas. Digo isso porque olhava constantemente para os lados.
Saí da Rádio Ecclésia e fui a igreja. Ali mesmo a dois passos. Rezei durante pouco tempo. Pedi a Deus que olhasse pelos trabalhadores da Rádio. Que seus ódios contra aquele homem reduzisse. Que o bem reinasse naquela casa. Mas acima de tudo que a CEAST fizesse alguma coisa, pois a minha conclusão foi: Esse Padre está a manchar o bom-nome da minha santa igreja mãe. Esse Padre está a causar distúrbio no seios dos ouvintes. Esse Padre enganou os Bispos. É o homem errado, no lugar errado. Enfim, NOVO DG DA ECCLÉSIA, UM DIABO NA CASA DE DEUS.

Assinado: Osvaldo António Júnior

Comments
  1. Manzambi says:

    Oh meu irmäo näo ficas Espanto isso iria Acontecer A dias Eu falei isso no meu cometario Eu näo vivo mais em Angola!…. mais de vinte Anos e tambem näo conheso O dito Cujo do falso padre pedofilo mas so O Artigo que O Club-k Escreveu sobre esse padre mostrou já O seu comportamento que é um traidor , no meu cometario Escrivi vai Acontecer mais muitos senario Sobre Esse falso padre Ele foi preparado aos comunistas do governo para vir desestabilizar O unico meio da comunicasäo que da Voz ao povo Angolano os que näo tem Voz e tambem näo vai ir longe.porque os seus ambisöes vai lhe trair há Ele proprio.
    Coragem O povo Angolano tens que ter muita coragem para que podermos derubar O Neocolonialismo em angola.

    muito Abraso A todos irmäo Mangolen.

  2. António Macedo says:

    Mais uma desgraça nas nossas vida, um demónio no lugar errado, para infernizar a vida daqueles que têm a responsabilidade de dar voz a quem não têm voz, em relação aos demónios a minha avo que têm todos os sacramento da Igreja católica, explicou-me que todos eles têm as suas hora de trabalho, por exemplo o demónio dos acidentes nas estradas que provocam maioria das mortes em angola, circulam das 5 da manha até as 16 hora,o demónio da prostituição manifestam-se das 16 até as 23 da noite, os demónios que trabalha com os espíritos maus, circulam das 0 hora até as 4 da manhã, não sei se isso é verdade é o pensamento da minha avô. Agora o que gostaria de saber: Que tipo de demónio está na radio Ecclesia?
    Peço aos profissionais da Rádio Ecclesia, para terem coragem e força, não desistem do vosso trabalho, que têm sido muito útil a sociedade angolana, é a pena uma face como outras que já ultrapassaram, os demónios devem serem combatido com jejum e oração, estamos na semana santa, vamos combater este demónio que está na rádio ecclésia.

  3. João António Zanzuca Norberto(Nor) says:

    Foi com bastante dor e consternação que tomei conhecimento que a casa do senhor agora é dirigida pelo “Satanás o Diabo”, a redacção desportiva desportiva deixou de existir, os belos comentários do meu amigo Samuel Bento “Sami” deixaram de existir, os relatos palpitantes do Abílio Cândido ficaram na saudade, o meu espaço desportivo à Segunda Feira a noite de forma prematura e inexplicável deixaram de existir, ai meu Deus porquê tanta crueldade na sua santa casa? Faz-me lembrar a música da irmã Sofia “olha o loubo debaixo da pele da pele do cordeiro cuidado vai te devorar”, e Quintino Lucifer Candanji está mesmo a devorar tudo que é de interesse público na RE, não vamos estranhar quando ouvirmos que Justino Pinto de Andrade às Segundas ja não faz os comentários dos jornais, ai que saudades eu tenho de Maurício Camuto e Mwanamossi Matumona(que Deus o tenha), NOVO DG DA RE UM DIABO NA SANTA CASA

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s