O tema novo do katró é uma homenagem a um clássico do hip hop lusófono, “O Resto do Mundo” do enormíssimo Gabriel o Pensador, no seu primeiro álbum homónimo de 1993.
Neste som, MCK fantasia não sobre a ascensão da rua para a Favela como faz o homenageado, mas da favela para o luxo que, existindo, passa a ser alvo dos sonhos de qualquer pessoa que projecte para si e para os seus uma vida melhor, menos sofrida, com as regalias e abundância que caracterizam essa quimera.
O nosso Diaraby dá-nos nada mais do que podemos esperar dele, uma mistura cada vez mais apurada e refinada entre critica mordaz, implacável, sem pinças ou paninhos quentes, que escarafuncha a ferida, e um humor deliciosamente infantil que tempera o tom, fazendo com que seja praticamente impossível levá-lo a mal, exceptuando deste rol de pessoas civilizadas, as bestas quadradas que inspiraram o recente artigo que escrevi sobre ele e que poderão consultar aqui.
Nesta altura em que a retórica nos discursos de JES é cada vez mais contrastante com as praticas homicidas que se vivem no terreno e às quais estão sujeitos quaisquer detratores deste regime déspota, a firmeza de actores sociais como o MCK nas suas trincheiras ideológicas, são mais do que actos de louvar, são actos para se divulgar aos 4 ventos, mesmo que também agreguem valor comercial, né katró?
Façam o download do tema “Talatona” neste link que catámos no blog cenasquecurto.net
Luaty Beirão
Adorei! Vou usar numa conferencia muito seria cujo tema e: ‘As cidades pos-democraticas’… O pessoal de la quer explicar o mundo com grandes teorias sobre o ‘neo-liberalismo’, a ‘depolitizacao’ e as situacoes ‘pos-politicas’… Mas chega de teoria, essa musica ja explica tudo e vou mesmo toca-la na sala de conferencia… Obrigada Central e forca pra todos!