Por um debate às claras

Posted: March 28, 2011 in Angola, Argumentos, Direitos, Manifestação 2 Abril

Angonotícias, Club-K, Angola 24 Horas, Zwela Angola, …

Basta uma visita rápida à secção de comentários destes sites para ver a ânsia dos angolanos em opinar. Encontra-se todo o tipo de posição e parece que todo o mundo tem uma opinião sobre tudo. Detrás de nomes fictícios, os angolanos sentem-se cómodos para manifestar a sua revolta, a sua discórdia, a sua miséria, o seu medo, as suas crenças, as teorias da conspiração, ou aproveitam maldosamente para desestabilizar o debate e ofender de forma gratuita figuras públicas e demais comentadores. Está claro que não é disto que se trata quando exigimos liberdade de expressão.

Esta quantidade de comentários efusivos é sinal de que os angolanos querem ser ouvidos, querem participar e têm interesse no que acontece no país a nível político. Mas este caótico mar de opiniões e esta falta de seriedade e consistência nos argumentos, causada em parte pela condição de anonimato, não serve de muito.

O debate só vai começar a ter frutos concretos quando pudermos todos assumir as nossas opiniões às claras. Ai seremos obrigados a pensar melhor sobre as notícias e temas em questão, formulando melhor o raciocínio e sendo mais respeituosos com os demais comentadores para que a nossa posição ganhe credibilidade e peso no debate. E, acima de tudo, será mais fácil controlar a verdade da informação, pois todos sabemos de como é fácil pôr a circular um rumor falso em Angola.

Deste modo, a troca de ideias ganha importância na esfera pública, mostrando que os cidadãos estão atentos, que o debate não é exclusivo do âmbito partidário e que a internet pode ser uma ferramenta importante para fomentar a participação política. Além disso, criam-se as condições para um voto mais consciente e os nossos governantes saberão traduzir a nossa vontade em políticas mais úteis e mais justas.

Está claro que se assim for, ganha a democracia. Está claro que se continuarmos como estamos, perde Angola. Está nas nossas mãos conquistar essa liberdade de expressão.

SÁBADO DIA 2 DE ABRIL 13:00

NO LARGO DA INDEPENDÊNCIA EM LUANDA

PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM ANGOLA

 

 

A Central 7311

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s