COMUNICADO DE IMPRENSA

Posted: April 1, 2011 in Angola, Direitos, Luanda, Manifestação 2 Abril, Notícias

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Contactos dos organizadores:

http://www.centralangola7311.net

dia7angola@gmail.com

Telefone:

+244 912 419 740

+244 924 435 234

 

 

 

ANGOLANOS SAEM À RUA PARA PEDIR LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 

 

LUANDA, 1 de Abril de 2011

Foi convocada para este sábado, dia 2 de Abril, às 13:00, em Luanda, uma manifestação pública, pacífica e apartidária no Largo da Independência, com o objectivo de reivindicar “Liberdade de Expressão em Angola”. A iniciativa foi lançada publicamente no dia 25 de Março por um grupo de jovens angolanos sem filiação partidária, através da sua página na Internet, “CentralAngola7311.net”. Alguns destes jovens foram detidos no passado dia 7 de Março quando se tentavam manifestar pacificamente no Largo da Independência.

O Governo Provincial de Luanda (GPL) foi informado por escrito desta convocatória através de uma carta endereçada ao governador da província de Luanda, José Maria dos Santos, com data de 24 de Março. De acordo com a lei 16/91, ao não haver resposta por parte do GPL durante as seguintes 24 horas, a manifestação é automaticamente autorizada. Esta carta pode ser lida na íntegra no site desta iniciativa.

Na passada quinta-feira, GPL convocou os organizadores e informou que a manifestação só estaria autorizada se fosse realizada no Parque da Independência – e não no Largo da Independência, como foi inicialmente convocada. Carlos  Alberto Cavukila, que responde pelo Gabinete  Jurídico daquela instituição governamental, explicou aos jovens que o Largo da Independência seria usado pelo GPL para uma actividade relativa ao dia 4 de Abril, data em que se celebra o Dia da Paz em Angola. Esta mesma decisão foi enviada por escrito a somente um dos organizadores nesse dia.

Contudo, os organizadores decidiram manter o local inicial da convocatória considerando que têm legitimidade legal para o fazer dado que o comunicado do GPL, de acordo com a lei, seria válido apenas se enviado 5 dias antes. Os jovens enviaram, ainda, uma carta à Polícia Nacional, explicando o sucedido e apelando a que acudisse ao local para garantir a segurança dos manifestantes.

Assim sendo, a manifestação terá lugar amanhã no Largo da Independência, à 13 horas, e promete ter mais adesão por parte da sociedade civil angolana que a do passado dia 7 de Março. Alguns partidos da oposição manifestaram já o seu apoio à iniciativa.

 

No seu site, o movimento explica que se vive um clima de medo e desconfiança política em Angola. Queremos que todos os angolanos possam manifestar livremente a sua opinião sobre o país, quer estejam de acordo com as políticas do regime, quer estejam descontentes e discordem dessas políticas”, defendem. “Nós, sociedade civil, queremos ter voz. Queremos fazer parte do debate político e opinar sobre o futuro da nação”. Os jovens alertam ainda para as eleições presidenciais marcadas para 2012 e para a importância de se preservar a liberdade de expressão, nesse contexto.“Exigimos liberdade de expressão em Angola, especialmente quando se avizinham eleições no nosso país e queremos poder decidir livremente o nosso destino e consolidar a nossa democracia. Acreditamos que Angola reúne todas as condições para construir uma democracia exemplar em África, devolvendo a soberania ao povo.”

Os organizadores mostram-se conscientes de que “o clima de medo e desconfiança que se vive em Angola não é propício à adesão das pessoas a qualquer tipo de convocatória deste género. Sabemos também que essa é mais uma das razões que justifica esta acção”, acrescentam.Deverá ser do interesse de todos os agentes políticos do país, organizações políticas, Governo, Assembleia da República, Presidente da República, meios de comunicação social e, principalmente, da sociedade civil em geral, defender esta acção pela liberdade de expressão em Angola.” Apelam ainda a que os meios de comunicação social nacionais e internacionais cumpram o dever de cobrir com objectividade os acontecimentos de amanhã, em Luanda.

 

 

Comments
  1. […] Central Angola 7311 Share | Publicado a 01 Apr 2011 sob Destaque de Primeira Página anteriorPena […]

  2. Maurilio Luiele says:

    Apoio incondicionalmente a manifestação. Fazem pleno sentido as reivindicações dos jovensl

  3. manga sumarenta says:

    Forca meus irmaos

  4. samuel says:

    caros irmao agradeço pelo os esforço feito pelo jovens de angola enparticular de luanda a se esforçar de tirar o medu da tirania o neocolonialismo eu sou patriotismo mais vivo na diaspora na belgica estiveram no largo dito da independencia no amor estazvamos junto nao canse a revoluçao ao inicio é sempre dificil mais avera vitoria pedimos mais corage e planificarmos mais uma data um pouco alrgado para a participaçao de todos os angolanos do interior e exterior o meu numero é 0032492123296 muito obrigado omeu aver vamos aprovetar a data mais historico do inicio da revoluçao do dia 27 de maio podemos marcar esta data para possamos participar todos nos allen disso podemos tambem convocar uma outra data neste mes de abril no dia o MPLa vai iniciar o congresso para ingigir a recua da ilegalidade de internet

  5. contra o governo angolano says:

    simplesmente um contributo, sendo eu um Angolano é o nosso direito de expormos perante o governo porque afinal de contas Angola nas vesperas é conhecido como um país democrático, portanto já não estamos em guerra muito pelo contrário o que nós queremos na realidade não é mais uma guerra civir ou de qualquer outro tipo é necessário que o próprio presidente dê conta são 32 anos de governo isto é um absurdo para um país que dizem ser democrático corrupto e muita coisa que acontecem que já não conseguimos expressar desvios de fundos monetário aumenta a nossa divida externa devido a estes governos corruptos comandado pelo josé eduardo dos Santo por favor o poder não esta para seu momento dispensa-se ou procura fingir pelo menos é demais estarmos visto mal pelo mundo a fora….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s