Serviço de utilidade pública: “Autorização para filmar”

Posted: April 5, 2011 in Direitos, LEI, Luanda

Aquando da gravação de um documentário há alguns anos atrás, tivemos problemas com a polícia enquanto filmávamos na via pública, apesar de estarmos em posse DESTE documento que agora facultamos a todos aqueles que podem ainda sentir-se ameaçados ao registarem o que bem entendem no seu dia-a-dia.

Isto na verdade é uma circular emitida pelo Ministério do Interior a comunicar todas as esquadras para DEIXAR EM PAZ as pessoas que estejam a fotografar/filmar publicamente, excepto nos locais indicados (órgãos de soberania como a Assembleia Nacional e o Palácio Presidencial, por exemplo).

Visto que a intervenção da polícia nos obrigou a chegar até ao último escalão da PN, depois de várias horas de bate-boca, vos passamos o documento tal qual ele saíu deste episódio: com o número directo do COMANDANTE NETO, no caso de algum agente tentar arbitrariamente  confiscar-vos a máquina fotográfica ou de filmar. Não se deixem intimidar!

Filmem, fotografem, registem, partilhem. Sejam os repórteres que a TPA não tem, denunciem, sejam a voz do POVO!

Autorização para filmar Luanda

Comments
  1. Jikulamesso says:

    Não existe nenhuma lei que proibe filmar ou tirar foto em qualquer lugar das cidades de Angola. A cidade é um espaço público, onde cada cidadão tem direito de trabalhar, de fazer política, de se divertir, passear, de descansar, de filmar e tirar fotos, de dormir, de namorar, de estudar e muito mais. A cidade não é um lugar de propriedade privada, ele é um lugar patrimonial coletivo, pertence a todo povo sem exclusão social.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s