25 de Maio: Protesto contra a pobreza extrema

Posted: May 10, 2011 in Angola, Cartas, Direitos, LEI, Luanda, Manifestação 25 Maio

O GPL de Luanda teve até à tarde de hoje para, dentro dos termos da lei, inviabilizar a manifestação convocada para o dia 25 do corrente mês, Dia de África, pelo M.R.I.S., Movimento Revolucionário de Intervenção Social.
Abaixo, como se pode constatar, temos a carta que atesta a legalidade da convocatória, sem meias palavras nem contorcionismos jurídicos, os jovens dizem ao que vêm e a motivação é só uma: sair à rua no dia 25 de Maio e protestar contra a pobreza extrema.
Nem toda a gente nesta Angola é pobre, mas todos sem excepção somos afectados pela pobreza e sofremos consequências directas e indirectas dela derivadas, quer seja através dos assaltos e da violência a que somos submetidos diariamente no trânsito, quer pela incompetência e precariedade no serviço público, quer pela superpopulação das principais cidades, em especial Luanda, que faz da vida de todos mais caótica, quer pelo baixo nível de formação da população activa, quer pela instabilidade política e económica que é gerada por um clima de insegurança, muros, gradeamentos e guardas, tudo síndromes de uma sociedade profundamente doente pela qual somos todos responsáveis quanto mais não seja pela inação.

Está feita a convocatória e nós apoiamos esta iniciativa.

4ª feira,  25 de Maio, às 12:30
No Largo da Independência (Luanda)

CONTRA A POBREZA EXTREMA EM ANGOLA 

Comments
  1. Luís Carlos Matos says:

    Tenho lido com atenção a preocupação de alguns!!! Ela é pertinente. Perguntam se “o povo angolano estará preparado para as manifestações pacíficas??? E se a emoção do momento desembocar-se em vandalismo, qual o plano dos mentores para evitar o caos, e a paz prevalecer”?!.. Eu direi que temos que confiar em todos, em cada um de nós próprios e lanço um apelo para que cada um dos que participam na manifestação sejam responsáveis uns pelos outros!… controlando positiva e atentamente os possíveis desestabilizadores que estejam do seu lado… com uma palavra justa… equilibrada e sempre pacífica!… E determinada. Meio termo na exaltação ou quando se exaltam é o que eu sugiro!!! Há que sabermos ser inteligentes… Há que confiar em nós, uns nos outros e, totalmente, em Deus! Portanto, para se evitarem distúrbios ou más reações cada um, descontraidamente, fiscaliza um ao outro… Sem brusquidões repentinas!… Com gestos ou movimentos de paz!! Essa é uma das fórmulas de se evitarem distrações para desvios violentos… Não podemos compactuar com o mal em nenhuma das suas formas!!! Outra coisa será, obviamente, evitar-se o Álcool em demasiado antes da manifestação. Somos inteligentes… somos angolanos e conhecemos tb o nosso povo!… Fazer bem o trabalho de casa é muito importante. 🙂

  2. Luís Carlos Matos says:

    MUITA UNIÃO MINHA GENTE! UNIÃO!!! Unidos venceremos!!! Divididos cairemos… Esta luta não tem cor partidária… Ou seja, é para todos aqueles que se sentem negativamente chocados ou mal com a precariedade angolana, com a pobreza e a fome… independentemente de serem ou não do partido político “A”, “B”, ou “C”…. Basta ser-se verdadeiramente angolano para se poder participar nesta manifestação!… Esta luta não tem, portanto, sexo (ou seja: é para todos os angolanos e para todas as idades: homens, mulheres, rapazes, raparigas, crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos)!… Esta luta ou manifestação não tem religião… precisamente porque é para todas as religiões existentes em Angola ou para todos os ateus e agnósticos!… Esta manifestação é para todas as raças, etnias e cor da pele… Portanto, sem xenofobias e sem racismos!… Esta manifestação é para o interesse do Povo e para todo o povo angolano!!! Esta manifestação é em torno de uma causa justa e mentalmente sã!!!… A manifestação do dia 25 é sincera! É autêntica! Verdadeira e sai-nos do coração dorido!!!… Mas cheio de determinação e de esperança!…

    Saber o que é certo e não fazê-lo é a pior cobardia… Há ocasiões em que de facto o silêncio é de ouro. Mas há outras em que é pura cobardia…
    Angolano não é cobarde! Angolano tem honra! Angolano quando cai (mesmo na dor) levanta-se!… Angolano quer dignidade humana.
    Unidos venceremos!!! Divididos (repito) cairemos!!!…
    Todos diferentes mas todos unidos à volta do mesmo objetivo comum:
    Contra a pobreza estrema em Angola!… Assumida ou encoberta.
    Tragam todas as bandeiras… Mesmo a nacional. Pois somos patriotas e amamos Angola!!! Tragam, sobretudo Paz, determinação, dinamismo, coragem, alegria, unidade, liberdade de expressão e muita solidariedade no coração. Um abraço amigo, a todos, sem exceções!… Viva Angola! Viva o povo angolano!!!

  3. PROVERBIO MC says:

    MEUS IRMÃOS, ANTES QUERO ME DESCULPAR PELO FACTO DE NÃO TER PARTICIPADO EM NENHUMA DAS ANTERIORES MANIFESTAÇÕES. TUDO POR CAUSA DO MEDO QUE DOMINOU-ME ATE ENTÃO. DESTA VEZ, E FRUTO DA INSPIRAÇÃO PROVENIENTE DA VOSSA SAGRADA CORAGEM, QUERO GARANTIR-VOS QUE LÁ ESTAREI E DAREI O MEU GRITO DE INSATISFAÇÃO CONTRA ESTE REGIME DITATORIAL DE EDUARDO DOS SANTOS. MEUS MANOS QUERO FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO MESMO A DISTANCIA UMA VEZ QUE RESIDO NA PROVINCIA DO KUANZA NORTE. ESTAMOS JUNTOS NO DIA 25 DE MAIO AS 12 HORAS E TRINTA MINUTOS. QUE DEUS NOS PROTEJA.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s