Detidos… de novo!

Posted: August 20, 2011 in Denúncia, Notícias

Após a retirada de cena “estratégica”protagonizada pela liderança do MRIS, alguns dos jovens ligados às manifestações de dia 7 de Março e de 2 de Abril, resolveram, para demarcar-se dos primeiros (MRIS), convocar uma conferência de imprensa a ter lugar na praça da tourada pelo início da tarde de hoje, com o intuito de esclarecer a sua inabalável posição de reclamar pelos direitos que a constituição lhes confere como cidadãos mas que lhes são usurpados diariamente pelo déspota e seus caudilhos.

Postos lá, deparam-se com um forte contingente policial que, para não variar, lhes anuncia que a “actividade” é ilegal, apresentando como seu melhor argumento, um documento redigido no dia 23 de Maio e assinado pelo então governador (entretanto exonerado das suas funções) José Maria Ferraz dos Santos, interditando a manifestação que tinha sido convocada pelo MRIS para o dia 25 de Maio!!!

Não acatadas as “ordens superiores” e parco de paciência, o comandante destacado para a missão “parem-os-desordeiros”, Orlando Bernardo, desata a dar ordens de prisão arbitrárias, que abrangiram para além dos conferencistas (desta vez seria este o seu título jurídico-legal e não “manifestantes”), dois jornalistas, um do site de notícias club-k e outro da Voz de América.

Se somos desordeiros, de uma vez por todas, que deixem de inventar pretextos ridículos (falaram mal do presidente) e documentos caducados (23 de Maio) e avancem com a leitura das leis que violámos e a forma como estas foram violadas. Ninguém deseja ser um fora-da-lei, mas as leis no nosso país são reinventadas a cada dia e para situação nova com a qual o regime seja confrontado, saíndo do âmbito do código civil/penal e passando para a decisão extemporânea do “superior” que baixa a ordem.

A polícia que devia zelar pelo escrupuloso respeito destas, é a primeira a ignorá-las de forma escabrosa, perdendo aos olhos do cidadão toda a credibilidade e gerando uma desconfortante sensação de permanente insegurança generalizada, pois constatamos que esta não nos protege  como seria seu dever.

Abaixo a transcrição do email que recebemos com os nomes dos detidos:

Pessoal esses são alguns dos nomes dos jovens activistas cívicos, que reunidos para uma conferência de imprensa, foram detidos hoje no largo da Toura poucos minutos antes das 12h, encontrado-se actualmente na 5ª esquadra, município da Maianga: Rui Manuel Fernandes Salvador; Carbono Casimiro; Gaspar Luamba; Afonso Mayenda João; Pandita Nenú da Siilva Faria; Alexandre Dias dos Santos; Wilson de Sousa Frederico. foram ainda detidos com esses jovens um dos menbros do Site Club-k e um dos membros da fundação 27 de MAIO.

Comments
  1. punguandongo says:

    a nossa policia naõ conece lei nenhuma… é só ”chefe disse”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s