A Voz do Povo – Episódio II

Posted: September 23, 2011 in A Voz do Povo

*Um pouco sobre ‘A Voz do Povo*’:

Vamos criar mais esta rubrica, onde iremos colocar comentários de gente comum, a maior parte das vezes oculta por baixo do manto do pseudónimo, comentários que achamos relevantes, ou engraçados, ou inusitados, ou dignos de serem reflectidos nesse espelho que reflecte eternamente, pois colocado diante de outro espelho. Esse espelho que é a internet, a ferramenta que dá poder ao “descamisado”, ou desajustado, ao não-alinhado que não tem normalmente acesso aos meios tradicionais de comunicação para fazer valer a sua opinião.

Iremos colocar os comentários tal qual eles existem online, sem filtros, sem correcções ortográficas, sem censura, sem mania de paternalismo nem análises aprofundadas, só partilhar com mais olhos o que nos parece merecê-lo.

Esta semana o comentário vem do blog do jornalista angolano Reginaldo Silva, o Morro da Maianga; é uma fonte fértil de informação, análises, e comentários a altura. O comentário abaixo surge no post “MPLA decidiu acatar o 1º Decreto da (nova) Democratura

Disse o JCRC:

Será que se os “marchistas” se dirigirem para locais fora do decretado pelo interino, a polícia os vai travar e o tribunal os vai julgar? Mas porquê o pánico no seio do partido dos 82%? Se 32 é muito! 82% é muito mais, não há nada que temer camaradas!

Abandonem o vosso mundo de fantasias, os jovens não são empurrados por partidos. São pessoas instruídas que por livre iniciativa organizaram-se para protestar e razões para tal existem. O BMW de um deputado dava para quantas bolsas de estudo? Para quantas salas de aula? O Sr. Bento Bento leu o IBEP? Como é que se pode viver com menos de 10.000 kwanzas por mês? Sim, o angolano em média vive com cerca de 80 USD de rendimento mensal segundo o IBEP enquanto os seus governantes esbanjam kumbú público! Meus caros, não é justo aplicar tantos meios para caçar o gatuno de uma galinha e deixar o ladrão de milhões a passear. Criem um país mais justo e democrático e ninguém se vai manifestar. Mais:

1. Mas o Bento Bento, na qualidade de quê é que tem acesso à material de inteligência que mais ninguém tem?

2. As pessoas não se importam pelos números das marchas do MPLA, nem o próprio MPLA os leva a sério. O que põe todos em suspenso, MPLA incluído, são as “estatísticas” das marchas dos “miúdos”, o MPLA está a tentar estancar o crescimento destas manifs mas escolheu o cavalo e a tática errada pois esta fez “retorno”.

3. O MPLA tem que abandonar o discurso de “arruaceiros que ofendem a pessoa do Cda. Presidente”. É normal, em manifestações há que gritar palavras de ordem e se a pessoas estão a manifestar desagrado não o vão fazer, obviamente, com elgios ragasdos! Outros dizem que são miúdos que “querem aparecer!”… mas qual é a lógica de uma manifestação se esta não permitir que apareçam? Acabem com o discurso de “querem derrubar o Cda. Presidente!”, é lógico e legítimo a oposição querer assumir o poder.

Adeus.

JCRC

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s