A Voz Do Povo VII: Reações ao baile que a Dr. Mihaela Webba deu ao Ministro Bornito de Sousa

Posted: November 12, 2011 in A Voz do Povo, Direitos, LEI

A Dr. Mihaela Webba continua a dar verdadeiras aulas de direito, democracia e interpretação constitucional a todos aqueles que insistem em ludibriar o povo angolano no que toca ao tão comentado Artigo 107 da Constituição da República Angolana bem como a independência da CNE. Sim, Ministro Bornito de Sousa, estamos justamente a pensar em si enquanto escrevemos estas linhas. Ouvimos as suas declarações na rádio e na televisão e estamos com os olhos a arder de tanta areia que nos foi atirada aos mesmos durante mais uma frustrada tentativa de nos tratar por burros e analfabetos. Felizmente para Angola e os angolanos, ainda existem angolanas do calibre da jurista Mihaela Webba, que não têm medo de falar a verdade nem dificuldades em interpretar um  artigo constitucional que até é bastante claro e de fácil aplicação. Neste deserto repleto de textos, artigos e discursos bajuladores e enganosos, surge este oásis, aliás, surge este texto intitulado “Deputados do MPLA violam a Constituição” e publicado na mais recente edição do Novo Jornal. O texto, da autoria da Dr. Webba, foi também reproduzido no portal do Club K, e pode ser lido aqui.

O texto suscitou várias reações. Transcrevemos, então, vários comentários encontrados no fim deste artigo na página do Club K, invariavelmente escritos por angolanos e angolanas que estão fartos de serem tratados por burros e já não se deixam ludibriar fácilmente:

Gerónimo Canga: “O PR indicou o Sr. Dr. Rui Ferreira para Presidente do Tribunal Constitucional porque o Dr. Rui Ferreira foi durante muito tempo subordinado da sua filha a Sra Isabel dos Santos por via da sua nomeação, por esta, como Director Geral da CIMANGOLA onde ela (A Sra Isabel dos Santos) é sócia importante. Ele respondia à sua vontade e era-lhe subserviente nesta condição.
Devendo-lhe obediência moral, o Sr. Rui Ferreira foi escolhido como Presidente do Tribunal Constitucional porque vem já debilitado desta anterior condição, moralmente delimitativa, o que tem sido muito bem aproveitado pelo PR.
O PR sabia da necessidade de apoio deste Tribunal antes do golpe constitucional e por isso optou pelo Dr. RUi Ferreira. Uma vez que a Dra Webba acertou na mosca denunciando a inconstitucionalidade deste pacote eleitoral, não convém à Oposição recorrer ao Tribunal Constitucional angolano, pois tudo está montado no sentido deste Tribunal branquear a referida inconstitucionalidade. Parabéns por isso, minha querida mana Webba. A Pátria um dia lhe pagará. Prossiga o seu trabalho que algum dia dará frutos. Parabéns.
Quanto à Oposição sugiro que recorra a pareceres técnicos de juristas internacionais renomados. Se não houver dinheiro, recorram aos serviços especializados da ONU ou de paises amigos equidistantes. A aprovação deste pacote eleitoral disvirtuaria a vontade legítima do povo angolano. Lutemos unidos, filhos de Angola, que muitos como eu no MPLA estamos convosco. Que vença Angola! abaixo a fraude «constitucionalizada».”

Malanjinho: “Bem explicíto e quem n entendeu, é prq já n poderá entender. Angola consta na lista dos 5 paises mais corruptos do mundo e por esta razão, o executivo n tem credibilidade moral para tal. Angola, com um presidente com precesso judicial em curso por peculato, como é q pode-se fazer confiança nos ministerios q ele dirige para chefiarem a comissão eleitoral.”

John Casy: “Drª Webba, o pais precisa de juristas como a senhora, pena e que os outros sabem da realidade e teem medo de expressar a verdade. No meu ponto de vista a oposiçao devia boicotar as eleiçoes enquanto nao se ver este pacote eleitoral. Ate a presidente da CNE numa das entrevistas dadas a uma estaçaao de radio da capital foi claro em afirmar que a CNE nao foi tido nem achado na elaboraçao dessas leis. Entao quem elaborou? A resposta e uma, foi o MPLA atravez do seu comite de especialidade dos juristas. Mas estes juristas estao consiente que estao a cometer, mas como nao querem perder o pao, vao cometendo estes erros, mas ate quando?…………..”

David: “Nesse momento os jurista de verdade devem mostrar que o seu estudo esta ao serviço da nação. Não estar a manipularos menos entendem de direito. dra. Weba mostar mesmo que é formada e é mesmo professora da sociedade.
Para governar acho que as pessoas não precisam de mentir, insultar e dizer o que não é que é,nem o que é que não é, como dizia Socrates.
governar seria uma oportunidade de dar contributo da edificação de uma naçaõ justa, onde todos possam a se rever.onde ja~não será a camisola partidaria que conta mas o facto de ser angolano e sua competencia.
destruamos as barreiras construidas: o medo.”

Makavulo: “bom,que mais quer este tal de bornito de sousa diante de uma realidade nua, crua e irrefutaveis da grande jurista mihaela neto webba, ah?… estou contigo minha co-cidadã, a patria reconhece o teu esforço que visa somente devolver o país aos autoctone. nem a fúria de kiambata pode travar a maturidade jurídica-política desta grande jovem. bem-haja minha mana.”

Bundu dia Kongo: “Tudo esta aqui bem explicado, porque muitos gostam de fazer comparacoes e se esquecem da realidade politica de cada pais. Praticamente a lei em Angola nao chega a funcionar a 10% ha impunidade total quase em tudo, politica, economica tudo. O MPLA nao e capaz de organizar as eleicoes, como foi bem explicado nesse artigo, a corrupcao reina. Ultimamente tive a oportunidade de acompahar no espaco publico a Ministra da Justica, epah, aquilo foi uma brincadeira, culpando a populacao por solicitar intermediarios quando vao tratar documentos, todo mundo sabe que em Angola tratar um documento um problema, montaram barreiras para aproveitarem roubar das maos do povo, tambem onde ela disse que certas quantias cobradas para se tratar certos documentos ela nao sabe de nada, mas como o responsavel da pasta porque nao levar essas pessoas que praticam esses actos a justica? Estao a ver, tudo isso implica dizer que e um jogo da corrupcao onde todos incluindos os Ministros e tantos outros se aproveitam das barreiras que montam para que o povo nao possa tratar documentos de modo mais facil.”

Carlos Pataka: “O que me admira reside no facto de Bornito de Sousa ter siudo aluno da Dra Webba, mae da subscritora deste tao lindo e esclarecedor texto.Mas aonde anda a intelectualidade afinal? Por causados dinheireos do Povo q JES cede a Bornito, fica tao poerdido assim que enterra a sabedoria? Sinceramente…”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s