21 Questions…

Posted: January 20, 2012 in Argumentos, Corrupção, Denúncia, Opinião

Lembram-se daquele som do 50 Cent com o Nate Dogg (RIP), do álbum Get Rich or Die Trying, talvez o único do 50 Cent que vale a pena ouvir? Chama-se 21 Questions e se ‘Youtubarem’ saberão do que falamos. Inspiramo-nos na ideia de fazer 21 perguntas. Aqui vão as nossas, por sua vez inspiradas nas tremendas injustiças, incongruências, inconsistências e desigualdades que observamos no nosso quotidiano:

1. Se a Lei de Imprensa ainda não foi aprovada, porquê que é permitido a Rádio Mais emitir fora de Luanda, e não a Rádio Eclésia?

2. Porquê que a PGR não se pronuncia acerca dos processos que foram lá abertos por parte do David Mendes e o Rafael Marques, no prazo estipulado pela Lei?

3. Porquê que um partido de “5 milhões de militantes” teve medo de uma manifestação de 17 angolanos no dia 7/3/11?

4. Porquê que este mesmo partido acha necessário infiltrar-se com agentes à paisana em manifestações anti-regime, que por sinal nem chegam a 1000 almas, e ainda por cima agride cobardemente manifestantes e jornalistas indefesos e desarmados?

5. Porquê que o partido no poder não cumpre a lei como estipulada na constituição que ele próprio aprovou practicamente sózinho?

6. Quem matou Ricardo de Mello, Mfulupinga Landu Victor, Alberto Chakusanga, e outros “incómodos” ao regime ?

7. Se havia $800.000 para pagar o Sporting, porquê que o treinador da selecção angolana de futebol está há quase um ano sem salário, e o pagamento dos prémios de jogo aos jogadores demorou meses?

8. Porquê que se destriu um monumento da arquitectura angolana, o mercado do Kinaxixe, e ao mesmo tempo se constroi uma nova assembleia nacional de traços arquitectónicos romanos cuja mão de obra é maioritáriamente portuguesa e chinesa?

9. Porquê que a ‘de facto’ privatização do estado angolano beneficia sempre, e corruptamente, o mesmo grupo de pessoas, invariávelmente ligados ao Presidente da República e a sua cúpula?

10. Porquê que a entrevista ao Vicente Pinto de Andrade foi censurada no Jornal A Capital em finais do ano passado?

11. Porquê que a Presidência da República recebe mais fundos que o Ministério da Saúde, num país com uma das taxas de mortalidade infantil mais altas do mundo?

12. Qual a necessidade dos deputados da assembleia nacional receberem carros BMW no valor de $43 milhões quando a mesma quantia, ou menos ainda, poderia ter um grande impacto em sectores como a educação, saúde, e desenvolvimento rural (consultar este link)?

13. Porquê que se gasta mais no Ministério da Defesa do que nos Ministérios de Educação, Saúde, Energia e Águas, e Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas JUNTOS, em plena época de paz?

14. Quando será criada a Comissão da Verdade e Reconciliação para finalmente lidarmos com os fantasmas do 27 de Maio?

15. Porquê que se escolheu um homem sem qualquer experiência profissional digna de realce, sem os mínimos requisitos para o exercício do cargo em que foi posto e com um baixíssimo nível de escolaridade para governar a província mais exigente e complexa do país?

16. Qual o verdadeiro motivo da negação do direito ao voto aos angolanos na diáspora?

17. Qual o medo em ter uma CNE realmente independente, com um(a) juíz(a) que realmente reúna todos os requisítos legais?

18. Para quando um verdadeiro reconhecimento do papel que Holden Roberto e Jonas Savimbi tiveram na luta pela independência nacional?

19. Até quando a auto-censura na sociedade civil angolana?

20. Até quando estaremos presos ao medo de falar a verdade e de fazer perguntas que exigem resposta?

21. Estás pronto para fazer a tua parte para tornar esta pátria um país como deve ser?

Comments
  1. lei muitissimo as Questöes mais sem Resposta O que nós os donos da terra podermos fazer é se Organizar todos Competentes jovens pai mai todos Angolanos Corajoso determinados A sacrificar as suas vida para que podermos Remover Esses Assassinios do Mpla que nos Humilhäo dia e Noite na nossa proprio terra.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s