A Voz do Povo XIV: Comentário acerca do Joaquim Manuel (Torturado)

Posted: April 1, 2012 in A Voz do Povo

O Club-k reproduziu no seu site o nosso post no qual o Joaquim Manuel conta como foi torturado pela polícia na sequência da manifestação de 10 de Março.

Um dos leitores, Luandino Viana, através do Facebook, deixou o comentário que nos incentivou a 14ª edição deste post. Está inspirado, sentido, profundo. Reproduzimo-lo aqui na íntegra:

“O maior problema de Angola não é o governo, não é o MPLA, não sãos os portugueses brasileiros e chineses. O problema não esta nos gatunos ou na pobreza, nas princesas ou na rainhas. Não esta nas casas no Zango 47 ou no Talatona! O PROBLEMA DE ANGOLA SOU EU. Este vídeo deste menino (Joaquim Andrade Manuel), foi uma chapada em meu rosto! Este jovem simples, que não tem uma faculdade como eu, não tem uma casa como a minha, não anda em carros como o meu, não tem um emprego como o meu.. Mas tem uma coragem maior que a minha, auto-imolou-se por este país. Por gente arrogante que dele fala mar em seus carros off road e suas casas com ar-condicionados e geradores! Gente como eu que se pensa intelectual mas cujo intelecto se revela manipulado, poluído e cego! Gente que em suas rodas de cerveja e Whisky, julgam à estes meninos e os desprezam, mas seu sangue como meu, não corre nas ruas de Luanda ou Benguela! Gente que se diz elite e primeira classe, que não serve ao país e sim seus bolsos insaciáveis e seus estômagos sem fundo!
Joaquim Andrade Manuel, em nome desta gente como eu, te peço perdão com os olhos em lagrimas, por nossa covardia.”

Comments
  1. António Macedo says:

    Têm razão, agora meu amigo Viana, já que identificaste o problema, com uma grande sabedoria e honestidade, podes também propor uma solução, para sairmos desta desgraça que nos encontramos.

  2. jindungo do nanbuangongo. says:

    a manifetação nao pode parar 32anos no poder é muito.esses tiranos têm que para a pátria que lhes pariu.mais antes devem ser julgados temos que ensinar que angola não é a casa da mãe joana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s