…Porrada, se refilares

Posted: April 11, 2012 in Angola, Argumentos, Denúncia, Notícias

Convidamos o leitor a nos acompanhar por um pequeno passeio pelo nosso sistema de saúde e os investimentos externos da Sonangol.

Começamos em Cabinda. Como noticiamos aqui antes, com base nos relatos da VOA, aquela província foi fortemente abalda por uma greve dos funcionários de saúde devido as suas péssimas condições de trabalho, isto na província que mais contribui para o nosso PIB. A greve foi violentamente reprimida (porrada, se refilares).

No Uíge, o cenário é igualmente macabro. No dia 28 de Março do ano corrente, A VOA noticiou que o hospital carece de água e sanitários públicos. Citamos:

A população do Uíge esta insatisfeita com a falta de sanitários públicos e água no Hospital Provincial do Uíge, a situação dura há um tempo a esta parte e tem obrigado os acompanhantes dos pacientes a utilizar bacios e bidões de água para manter a higiene no local. 

Em Malange, o cenário é similar. Citamos o artigo da VOA do dia 23 de Março:

O Hospital Geral de Malanje está sem água corrente há mais de cinco dias e os principais serviços estão a funcionar a meio gás, enquanto que as áreas de Raio X, análises clínicas e gesso foram encerradas ao público.

Face a este cenário negro das unidades hospitalares PROVINCIAIS nas CAPITAIS de três das nossas províncias, recebemos ontém a seguinte notícia:

Sonangol interessada no negócio dos hospitais em Portugal

Recentemente, a Africa Monitor noticiou que a estatal Sonangol tenciona concorrer à privatização da HPP Saúde – Hospitais Privados de Portugal, do grupo estatal financeiro Caixa Geral de Depósitos e que já comunicou essa intenção ao governo português, concretamente ao ministro das Finanças de Portugal, Vitor Gaspar, no decurso da sua recente viagem a Luanda.

Caso decidirmos contestar esta alocação inoportuna de dinheiro estatal em hospitais no exterior quando os nossos nem sequer têm água corrente, a resposta será so uma.

Porrada, se refilares.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s