As 7 Curiosidades de Angola

Posted: May 9, 2012 in Corrupção, Humor

A Central está a pensar entrar no ramo de publicidade turística. O que acham desta pequena amostra? LOL.

Caro turista, bem vindo a Angola! Somos um país único no mundo e um dos seus mais atípicos! Admirem, por exemplo, 7 das nossas curiosidades mais atípicas:

1. Liberdade de imprensa: Dois Pesos, duas medidas!

A Rádio Ecclésia, pertencente a Igreja Católica e, por isso, minimamente independente, não pode emitir fora de Luanda, alegadamente porque a Lei de Imprensa ainda não foi aprovada. Isto, 6 anos após a lei reguladora ter sido submetida aos devidos órgãos para o efeito. Atipicamente, a Rádio Mais, em que os mais directos colaboradores do Presidente são sócios (Kopelipa, Dino, já conhecem a história!), pode emitir a seu bel-prazer fora de Luanda e tem subsidiárias em Benguela e no Huambo! Viva o atipismo!

2. Só temos um jornal público diário, 37 anos após a independência!

Atipismo ta bateire! 37 anos após a independência de Angola, o país ainda só tem um diário, que de tão pertencente ao poder instalado, já virou anedota. Mas a melhor parte: a grande maioria dos semanários
“privados” publicados na capital são pertencentes a pessoas ligadas ao regime. E mesmo assim, ainda são queimados ou censurados caso saia alguma notícia ou entrevista mais incómoda! Viva a nossa liberdade!

3. Não tem luz! Não tem água! O saneamento básico é precário!

Venha viajar no tempo e viver como vivíamos na idade média! Viva o turismo atípico!

4. Ainda existe nepotismo!

Oh!? Pensava o turista que já não existisse? Que erro! Venha conhecer o nosso nepotismo. Beba uma deliciosa Cuca no país onde o filho e o sobrinho do presidente são os gestores do seu recém-criado Fundo de Desenvolvimento Petrolífero, ou como é conhecido, FDP!

5. Venha conhecer o real significado das palavras “contradição social”!

“Maior crescimento económico no mundo! Maior taxa de mortalidade infantil no mundo!”  Ou ainda, “economia que mais cresce em África! Pólio ainda existe!” Ou talvez, “Sistema 4G no telelé! Casa sem luz há duas semanas!” Porque não, “Baía de luxo a se erguer na baixa da cidade! Hospital central provincial sem luz ou água há várias semanas!” Ou então, “Cofre do estado com biliões de dólares anuais por causa da venda de petróleo! Salário da função pública é irrisório ou simplesmente não existe!” “Manifestação prevista por lei! Manifestantes levam sempre com pau de ferro na cabeça!” Podíamos ficar aqui até amanhã nesse jogo. Viva o desenvolvimento atípico!

6. Presidente tem os mesmos poderes que um Rei!

Venha conhecer a pérola do nosso atipismo: a constituição mais atípica DO MUNDO! O Presidente efectivamente controla absolutamente tudo e todos e tem mais poderes que todos os outros órgãos de estado e instituições públicas juntos! E não é eleito por voto popular mas sim a reboque do seu partido, como cabeça de lista! Constituição ta bateire!

7. Corrupção ta bateire!

Tolerância zero, mas todos querem uma fatia do bolo. Em Angola, a corrupção é uma atração em si. É o maior museu de corrupção a céu aberto NO MUNDO! Venha ver a pobreza extrema e desnecessária por causa da corrupção institucionalizada e generalizada. Não trabalhe, mas ganhe rios de dinheiro. Construa jardins que custem $1 milhão, e fique com $995,000. Viva a corrupção!

*Todos os casos aqui descritos são verídicos 🙂

(Foto por Sam Seyffert)

Comments
  1. No comments just am crying 4 all this shits im my country!!!!!

  2. Maria Júlia Jaleco says:

    And so do I, Anastacio! (Também eu!…) E já vou estando velhota, sem tempo para ver a esperança raiar

  3. Marcela says:

    Muito legal seu blog, e é de extrema importância que os jovens se importem com a corrupção e o jeito que os dirigentes dos seus países governam, torso para que vocês consiga mobilizar bastante gente para conseguirem mudar o que estão desejando. Aqui no Brasil existe bastante corrupção também, mas tenho esperanças que ela caminhe para minoria e é realmente triste que os governantes corruptos façam uso do dinheiro público para benefícios próprios. Tomara que algum dia os mesmos acordem e comecem a mudar a realidade de muita gente que precisa! Boa sorte!!!

  4. antonio segunda says:

    Este país xta mal governado. No quitans do equilíbrio sócio econômico 85% da população é estremamente pobre 10%média e 5%fracassos sem origem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s