Luaty agradece a solidariedade de todos num curto vídeo

Posted: June 13, 2012 in Corrupção, Denúncia, Direitos, Videos
3

Lisboa, dias 11 e12 de Junho. Uma história muito batida, tão batida que já não bate.

Henrique Luaty da Silva Beirão, partiu de Angola dia 11/06/12 para vir participar na tour de Batida.

Teve problemas com o passaporte à saída de Luanda, sem qualquer justificação formal e a sua bagagem de porão foi mexida por elementos do DNIC, já depois de entregue, segundo dois elementos da equipa do aeroporto, que fizeram questão de o avisar quando entrava no avião.

Ambos os factos ficaram registados em dois sms´s trocados com MCK antes de partir.

À chegada e depois de uma denúncia recebida de Luanda, Luaty foi abordado por dois agentes que constataram a existência de um pacote de 1kg de Cocaína, na sua bagagem remexida.

Foi levado como provisório para a Judiciária onde pernoitou e aguardou ser recebido por um Juíz no dia seguinte no Campus de Justiça que, perante os fatos e relatos, não hesitou em deixá-lo sair em liberdade durante o resto do processo.

Tem apenas de comunicar (sem carecer de autorização) qualquer mudança de residência, dentro ou fora do país. Esta é a medida mínima prevista na lei para quem se encontra num processo de investigação. Coisa rara em situações semelhantes, tal a convicção de não tratar-se de uma caso de policial, mas de um caso político.

Ao longo do dia choveram mensagens de apoio ao Luaty e de repúdio à óbvia perseguição que existe a todos os activistas assumidos ou a qualquer um que ouse ter opinião diferente em Angola. Aqui fica o nosso humilde agradecimento a todos.

Pedro Coquenão

Comments
  1. Monandengue says:

    Forca Luaty
    Afinal o K tem razao o tdo poderoso M sente medo do Luaty

  2. João António Zanzuca says:

    O regime agora usa tudo para tentar incrimar as pessoas, mas quem ia acreditar nessa armadilha? Tava na cara que só podia vir do regime, mais uma vez a DNIC agiu com a complacência do regime, depois o porta-voz da PN o sr. Carmo Neto virá a terreiro dizer que a polícia é apartidária, aí está mais uma prova de que o banditismo não se reflete no nosso seio. Props para o mano Luaty e tudo de bom homie.

  3. Lourenço Domingos Capata says:

    Ikonoklasta, o q aconteceu consigo é um golpe muito baixo desse maldito regime… Mas o propósito dos nossos feitos é uma empreitada bastante grande e benéfica p´ra esta nação q esses bichos roedores despedaçam dia após dia. Desejo-te toda força força do mundo e conta comigo nesta luta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Connecting to %s