Makuta Nkondo recebeu anteontem, 2 de Agosto, uma nota de Processo Disciplinar movido pela Assembleia Nacional ao abrigo da “Lei Parlamentar de Ética, Decoro e Bons Costumes”. Tudo porque o papoite resolveu pedir que o cidadão José Eduardo dos Santos exiba a sua certidão de nascimento, que sustente o que defende a sua biografia oficial: que nasceu no Sambizanga a 28 de Agosto de 1948.
Diz que ao não fazê-lo levanta suspeitas sobre a sua naturalidade e que, ao abrigo da Lei da Segurança de Estado, o cargo de Presidente da República só pode ser ocupado por um angolano-nato, ou seja que não tenha nem dupla nacionalidade, nem nacionalidade adquirida. Isso alega Makuta Nkondo, aproveitando para, bem ao seu jeito incendiário, exigir a destituição imediata de JES do cargo de Presidente da República, assim como a sua detenção imediata por ser um “intruso e ameaça à Segurança de Estado”.
Vamos assumir que, pelo menos, estes pronunciamentos têm o condão de trazer um pouco de desejável agitação num parlamento onde, apesar da vida escandalosamente miserável à qual a maior parte dos angolanos se submete, a temperatura das discussões está sempre a uma temperatura amena. Em defesa do deputado Makuta e usando da comparação mais flagrante que nos ocorre, diremos que também Obama foi confrontado pelo Donald Trump acerca da sua nacionalidade e este não fez mais nada senao enterrar o assunto, exibindo publicamente a sua certidão de nascimento. Porquê que para JES é tão humilhante aceder a uma questão legítima, que ainda por cima tantas ondas tem levantado acerca de algo que deveria ser ínfimo?
Entrevista conduzida pelos centraleiros: Luaty Beirão, Carbono Casimiro e Pandita Nerú
depois da morte de mfulupinga pensei q já ñ existiria um angolano com braço de ferro mas agora tenho a certeza q existem angolanos de verdade e sem medo do regime, força meu papoite Makuta a juventude intelectual xta contgo. E quanto a eles já perderam o meu voto
Makuta nkonda não tenha medo desta vez não vamos permitir a morte de um dos filhos da linhagem do reino kongo, e estamos avisando ao JES-MPLA não tentem de silenciar o makuta se não dets vez isto pegar fogo, não vamos admitir que um estrangeiro nos elimina os filhos desta terra.
Kanda, filhos do Reino do Kondo??? Quando foi que se instaurou o Reino do Kongo, de onde saíram essas pessoas que decidiram se sumplantar sobre os verdadeiros habitantes e originários de Angola? Onde ficam os povos bosquímanes? Achas que os bantus são os verdadeiros donos do território angolano? Cuidado com o que falas, porque Angola não é Reino do Kongo!
Oriundo dos bosquimanes, no final da entrevista o Luaty questiona o Makuta acerca do “angolano genuíno”, perguntando-lhe se ele proprio sendo mestiço seria nas definições makutistas considerado angolano e apontando justamente para o facto de os povos bantu terem descido do centro de África para o território que hj chamamos Angola, empurrando quem aqui encontraram antes deles (busquimanes) para uma migração forcada para Sul. A resposta foi tudo menos satisfatória, tendo sido apanhado desprevenido pela pergunta que não era a volta do assunto que nos levou a conversa. Ainda não publicámos p não misturar conversas, mas haveremos de fazê-lo. Será que estarias interessado em dar-nos um depoimento que contraponha os do kota Makuta? Se estiveres interessado em aceitar o repto, contacta-nos no nosso email:
Eu também estou contigo cota Makuta Nkondo.
Nos angolanos com familias no MPLA e outros partidos politicos de Angola,queremos transformar a nacionalidade de JES como um caso primordial para nacao.E tao facil isso.Na impossibilidade de JES de o fazer entao que envie o seu porta voz a Assembleia Nacional para o efeito ao mesmo tempo passando a mensagem na midia ou seja exiba a certidao narativa completa de registo de nascimento e ai enterra-se a questao e seria uma nova para Angola e seus filhos.Ao senhor Kassoma no condor de presidente da AN exija isso de JES.Porque JES contnua no segredo dos deuses.
kota Makuta isto é que é fazer oposição, quanto ao resto é so conversa para te intimidar. mas eu confio na verticalidade do senhor.
caso algo houver alem desta advertencia, a quela casa das leís do MPLA vai abaixo!
Quem é do Congo não é angolano. o Makuta é zairense. pelo sotaque, dá-se muito bem conta. Quem lhe outorgou a cédula de Angolano a um langa?
forca kota,tocaste la.e os ignorantes estao arrasca.
Papoite makuta angola xta contigo e ñ perca xperança de derrotar estes ganaciosos. Voce é pai da verdade em Angola