Luaty Beirão Assediado no Aeroporto 4 de Fevereiro (Sim, Outra Vez)

Posted: April 5, 2013 in Denúncia

O nosso Centraleiro Luaty Beirão foi hoje temporarariamente barrado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. Também conhecido nas lides musicais por Ikonoklasta ou Matafrakuxz, Luaty Beirão por um fio não perdeu o avião hoje de manhã no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando pretendia sair em viagem para Banjul, com escala em Dakar, a fim de participar numa conferência Internacional de duas semanas para a qual foi convidado.

Após alguma discussão e a «algazarra» habitual, sempre que sai em viagem, Luaty passou pelos serviços de emigração e seguiu viagem, por volta das 09:00 horas. A única explicação dada foi: “o passaporte esteve bloqueado por erro do sistema”.

Também rapper, Luaty Beirão foi um dos activistas detidos na 1ª manifestação, ocorrida a 7 de Março de 2011, na sequência da qual têm se realizado outras manifestações por activistas cívicos; já foi vítima de motim defronte à sua residência, calúnia e difamação, recebeu uma carta anónima com conteúdo ameaçador, foi gravemente ferido na cabeça com bastão de ferro por elementos afectos à milícia repressora angolana na manifestação do dia 10 de Março de 2012 (em que foram igualmente feridos Francisco, David Coronel e Filomeno Vieira Lopes), foi detido com cerca de 10 companheiros na vigília contra a tomada de posse, no Parlamento, pela oposição, realizada após às Eleições Gerais de 2012, entre as muitíssimas vicissitudes pelas quais tem passado, arquitectadas por forças, grupos e indivíduos afectos ao regime sob a liderança de josé Eduardo dos Santos, ventilado aos 4 ventos, por ocasião das comemorações do dia da Paz, ontem 04.04, como sendo “o arquitecto da Paz”.

A situação do “bloqueio por erro do sistema” do passaporte de Luaty Beirão, ocorrida hoje, não se dá pela 1.ª vez. O facto é que quase todas as vezes que pretende viajar, maioritariamente para concertos onde é convidado a fazer actuações, o “erro” aparece. Garante-se ter-se regularizado, mas na viagem seguinte volta a viver a situação anterior. Até onde nos lembramos, tal já ocorreu umas 4 vezes, sendo em uma delas, colocado cocaína na sua bagagem. Haverá alguém neste país, capaz de dar alguma explicação, sobre as razões destas ocorrências estranhas?

Recorde-se que nesta 5.ª feira, 04 de Abril, comemorou-se o 11.º aniversário da Paz – resultado dos Acordos de Paz de Luena, rubricados entre as chefias militares das FALA e das FAA – sob o signo da “UNIDADE E RECONCILIAÇÃO NACIONAL”, sem as presenças dos partidos políticos da oposição e de organizações da sociedade civil, não ligadas ao regime. ANGOLA FAZ-SE, COM EXCLUSÃO E LIMITAÇÕES À LIBERDADE DE QUEM PENSA DIFERENTE

Comments
  1. Maria Júlia Jaleco says:

    À medida que envelheço e vou perdendo o ânimo, admiro cada vez mais os que continuam a lutar, aqueles que resistem. Abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s