PGR convoca jovens da sociedade civil para esclarecimentos

Posted: July 5, 2013 in Cartas, Denúncia, Direitos, LEI, Luanda, Notícias

Eram 9h00 da manhã de terça feira, dia 2 de julho de 2013, estava num autocarro a caminho de Cacuaco para ir assinar a folha de salário na escola onde lecciono quando o meu telefone tocou:

– É o senhor Afonso Matias?
– Sim, sou – respondi.
– Daqui fala o senhor Pedro de Carvalho da PGR (Procuradoria Geral da República).

A princípio pensei que fosse um dos meus amigos a brincar comigo, a fazer-se passar por procurador (algumas vezes já fizeram isso, passarem-se por comandantes da polícia, generais, etc e normalmente no fim revelam-se e soltamos umas boas gargalhadas).

– O Senhor Afonso Matias é um dos subscritores de uma carta (Queixa-Crime) contra o Governador de Luanda encaminhada a PGR…
– Sim, sou.
– Pois, eu estou a ligar para os outros subscritores, é que os seus números não chamam e liguei para si, finalmente chamou. Quero antes dizer que esta ligação é uma notificação, não vos pudemos notificar em domicílio porque os senhores  não incluíram o endereço na carta, pelo que apresentamos as nossas desculpas.Queremos que compareça na quinta-feira às 9h00 na Procuradoria para darmos início ao processo, é possível?
– Querem falar apenas com o senhor Afonso Matias ou com todos os subscritores da carta?
– Se tiverem disponíveis, venham todos. Queremos falar com todos.
– Muito bem, vou comunicar aos meus companheiros depois hei-de confirmar quer por ligação ou mensagem de texto.
– Tragam a carta que mandaram ao Governo Provincial e outros documentos relevantes que mencionam na carta que nos enviaram. Não estamos a funcionar no Palácio nessa altura. Não sei se conhece o Jardim/Largo do Amor aqui na Vila Alice?!
– Conheço esse lugar.
– Pois, vireis até cá, há um edifício cor creme com uma placa (alguma coisa como que Direção de Investigação…. já não me lembro exatamente o que disse). Digam que vêm a pedido do Procurador Pedro de Carvalho.
– OK, faremos isso, mas aguarde a minha confirmação depois de que eu contactar os companheiros.
– Muito bem, faça isso então para que eu possa arranjar também a minha agenda. Saudações.
– Saudações e bom dia.

Tentei infrutiferamente ligar para o Makitá, o único dos outros 3 subscritores que se encontra em Angola, pois o Luaty encontra-se em Lisboa e o Adolfo está a regressar da Tanzânia onde se deslocou em companhia de Pedrowski Teca com o fito de entregar uma carta aberta à Obama.

Às 18h00 liguei para o procurador Pedro de Carvalho colocando-o ao corrente da situação e decidimos adiar a sessão para terça-feira.

Terça-feira, dia 9 de Julho, às 9h00, está marcada a primeira sessão sobre a Queixa-Crime contra o Governador da Província de Luanda, Bento Francisco Bento. De lembrar que a Queixa é extensiva ao Ministro do Interior, Comandante Ambrósio de Lemos, Comandante Notícia e Comandante Tito de viana.

Mbanza Hamza

NB Para quem quiser conferir o conteúdo das Queixas-Crime basta carregar neste link.

Comments
  1. Depois de ler, nao sei mas, este regime é de malfeitores e, por serem malfeitores, pouco acredito na seriedade do PGR, em relacao as queixas feitas. Estou ansioso em saber do resultado.

  2. Maria Júlia Jaleco says:

    Vou procurar todas as mensagens porque ainda hoje não sei o resultado desse possível encontro…
    Abraços

  3. […] dia 5 de Julho publicámos aqui uma notícia que dava conta da intimação feita por via telefónica ao mano Mbanza para se […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s