COMUNICADO: Activistas Cívicos Independentes

Posted: July 22, 2013 in Argumentos, Direitos, Opinião

Car@s compatriotas,

Desde o dia 7 de Março de 2011 que um grupo volúvel de jovens, maioritariamente apartidários, decidiu afirmar-se publicamente insatisfeito com o estado actual de uma Angola que é de todos quantos ela assista nascer e ainda de outros que herdam o direito de lhe pertencer por laços sanguíneos, independentemente da sua cor, raça ou credo, como reza a sua atípica Constituição.

Pela noção, quiçá exagerada, de que o país estaria refém de uma partidarização da sociedade, estes jovens fizeram inicialmente questão de sublinhar como carácter identitário da sua união o seu apartidarismo.

Recusando fórmulas de organização hierárquica já experimentadas centenas de vezes e contra todos os conselhos de mais-velhos sensatos, optámos por não ter uma estrutura, um organigrama, estatutos, códigos, ou sequer um nome que pudesse definir-nos, pois não queríamos formar mais um clube sectário, uma associação ou ONG que com os seus critérios restritos acaba por ser mais exclusivo que inclusivo, justamente o contrário do que um MOVIMENTO deve ser.

Um movimento deve promover a liberdade de opinião, estimular cada um dos seus integrantes a propor ideias, motivá-los à acção colectiva ou individual, moralizá-los que são tão importantes quanto o próximo, convencê-los que procurem o líder dentro de si e não se limitem a seguir alguém que, humano como o resto, também tomará decisões mal ajuizadas, não esperar ordens ou autorizações, ser proativo.

Esta modalidade revelou-nos imensas vantagens mas, como tudo o resto na vida, algumas desvantagens, que levaram a alguns reveses.

Infelizmente, alguns desses reveses vieram a revelar-se insuportáveis conduzindo a situações de ruptura entre alguns manos com posicionamentos diametralmente opostos em questões estruturantes.

Assim sendo, e por haver uma manifesta decisão em formalizar o movimento, atribuindo-lhe um nome, um logotipo, estatutos e o resto dos requisitos que definem uma estrutura formal, alguns de nós decidiram demarcar-se dessa nova rota e continuar a explorar o caminho mais incerto e cujo potencial está ainda por desvendar: o caminho do proativismo e o de cada-cabeça-é-uma liderança, ou como poderão alguns desejar chamá-lo, o caminho da anarquia, sem a sua conotação pejorativa.

Nós, os subscritores deste comunicado, encorajamos todos aqueles que tenham outra visão da luta e das formas que esta pode ou deve assumir, a trilhar o caminho que entenderem mais adequado, pois todos os caminhos vão dar à Roma e objectivo é comum: a destituição de José Eduardo dos Santos, o fim da ditadura e o desmantelamento da camarilha corrupta que se quer perpetuar no poder em detrimento dos interesses do já sofrido povo angolano.

Assim sendo, felicitamos calorosamente o nossos irmãos do MPU, MORANGO e o recém-criado MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO pelas suas escolhas corajosas e firmes, desejando-lhes todos os sucessos nas suas empreitadas e reiterando que da nossa parte, sociedade civil aberta, poderão contar com o apoio nas áreas que dominamos, sempre que nos revirmos em qualquer das suas acções e isso inclui a utilização dos nossos espaços para divulgação das mesmas, caso não tenham a isso objecção os supracitados movimentos.

Estamos juntos nesta luta.

Subscrevem a este posicionamento:
Alemão Francisco
Abraão Chissanga
Adão Ramos
Benedito Umbassanju
Cláudio Silva
Emiliano Catombela
Fábio Sebastião
Graciano Brinco
João António Zanzuca
Kady Mixinge
Luaty Beirão
Luís Rocha
Manuel das Mangas
Manuel Nito Alves
Massilon Chindombe
Mbanza Hamza
Nicolas Radical
Osvaldo Caholo
Rabi D. Freitas
Raúl Mandela
Tukayano Rosalino
Timóteo João

Comments
  1. Benedito Umbassanju Marcial Aurelio says:

    E O BENEDITO TAMBÉM É SUBSCRITOR

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s