Os que vêem além de olhar

Posted: February 18, 2014 in A Voz do Povo, Argumentos

Como podes ter tu tanto e olhar para a tua volta e só ver pobreza? Não! Tu… tu não vês pobreza, tu não andas pelas mesmas ruas que eu ando, não apanhas os mesmos candongueiros que eu apanho, eu disse os mesmos candongueiros… e acabo de lembrar que tu não os apanhas. Tu certamente és daqueles que diz que o teu país evolui, que alcançamos uma economia invejável, que o nível do PIB aumentou de 1, 5 à 100, 1000 -não olhes para mim, que eu não entendo de economia, meu negócio são seres humanos. Mas em relação às ruas por onde eu passo? Acho q não acompanham o nível dessa vossa tal “economia invejável”. E as crianças -que são quem mais me preocupam- que eu vejo ganharem o sonho de serem policiais, não mais para defender o povo, mas para “michar uma massa no ‘draivá’ ou no cobele”!? já agora: sabes o que é um cobele? Ou só sabes de Angola aquilo que vês? Ou ainda só vês aquilo que te interessa nesse teu mundo onde tudo é cor de rosa? Deverias saber que Angola são as fotos que eu vou postar no mesmo aqui e não só as tuas casas na ilha do mussulo, em Paris, em Londres, em Veneza (tens também uma mansão lá, não tens?), ops! Não tens uma simples casa, tens mansão, desculpe não ter acertado a primeira. Ahammmm, mas tu ajudas crianças carentes não é!? Ah tá, “vai-te foder”, porque ainda tens a ousadia de pedir doações à pessoas mais pobres do que tu (mais pobres não, menos ricas, porque vocês estão longe de saber o que é pobreza) e depois postas fotos para mostrar que és uma pessoa solidária. E depois realmente dormes a pensar que o és… perante nós que vivemos a realidade de Angola todos os dias, tu não passas de um aparecedorzito, porque aquelas crianças podiam ter bem mais do que aquilo, e se tivessem o subsídio vindo do petróleo que os teus progenitores usam para que vivas as vidas largas que vives, elas não precisariam de ti, seu pseudo-filantropo. Reparaste que eu não escrevo mal? Certamente não tive insucesso escolar como andam por aí a dizer dos que falam o que pensam, e se queres saber, até tenho um trabalho que amo, pena ter de acordar tão cedo, apanhar o engarrafamento causado pelos buracos e pela falta de vias alternativas , porque o dinheiro das tais taxas de circulação vão para arranjar as estradas onde tu passas, e que se lixem as do meu bairro que dariam óptimas vias secundárias e descentralizava os caminhos por onde passamos todos nós que não temos a mesma vida que tu. E acredites tu ou não, eu não sou daquelas extremistas que toma partidos, estou apenas do lado que sofre injustiça, nem que um dia venhas a ser tu. Depois vocês vão chamar à todos os que têm a ousadia de reclamar pelos seus direitos, de frustrados… E num país tão sério como Angola, é assim que falamos e tratamos os nossos jovens, quando notamos que as maratonas que proporcionamos a eles, não foram suficiente para formatá-los. IMG3
Pois saibam que entre nós, jovens angolanos, há quem pense além do dia de hoje e das bebedeiras. Há aqueles que querem o progresso de Angola, há aqueles que querem realmente criar, inventar e desenvolver o país. E a única frustração desses jovens, é saber que pessoas como tu, vivem a vida que tu vives com o dinheiro que é de todo o Angolano e não só vosso, seus bando de filhos da mãe!!!!

Dionilde Costa

Comments
  1. Toni Kpy Jaime says:

    Bingo! Granda texto!

  2. Maria Júlia Monteiro says:

    Este post eu vou guardar. Se for adaptado (não é preciso muito), até se pode aplicar ao Puto, à Grécia, Espanha, Itália (os PIGs, sabem?), enfim, países “periféricos” desta Europa governada pelos senhores mercados – aqui quase sem rosto.
    Obrigada e um abraço à autora à autora

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s