Campanha de solidariedade para Laurinda Gouveia, torturada pela Polícia Nacional

Posted: November 27, 2014 in A Voz do Povo, Argumentos, Denúncia, Direitos Humanos, LEI, Luanda

Laurinda foi alvo de uma longa sessão de tortura por parte de 7 oficiais da Polícia Nacional de Angola e agentes da Segurança de Estado.

"Do you remember the days of slavery?" - Burning Spear

“Do you remember the days of slavery?” – Burning Spear

Ao começarem a emergir as imagens que atestavam para o “excesso de zelo” (por alguma razão, toda a hierarquia da polícia parece ser particularmente apreciadora deste eufemismo), começaram igualmente a fazer-se sentir as reações públicas de repúdio pelo ato e de solidariedade para com a nossa Laurinda (Reginaldo Silva, Aline Frazão, Bob da Rage Sense, Mónica Almeida, para citar apenas alguns dos nomes cintilantes do nosso “jet5”, omitindo propositadamente aqueles de quem a reação já seria aguardada com naturalidade, sem no entanto os considerarmos menos importantes) e de entre as várias propostas, uma muito interessante pela sua abrangência e envolvimento direto tem a ver com a abordagem individual de cidadãos para subscrever uma nota de repúdio a essa prática reiterada por parte dos homens da farda, violando de maneira flagrante e persistente à Constituição da República, forjando no processo uma relação com o cidadão que reflete pânico, rancor, raiva, desdém, enfim, tudo, exceto RESPEITO.

A campanha começou hoje, por iniciativa do professor universitário Nuno Álvaro Dala, depois de uma conversa de um par de horas com outros 4 jovens na UCAN, onde, ato contínuo, se procedeu à recolha das primeiras (retumbantes) 375 assinaturas.

Segue abaixo o texto na íntegra, caso queiras recolher também assinaturas na tua zona, local de trabalho ou outro, copia o texto, cola-o num ficheiro word e, uma vez as assinaturas recolhidas, scaneia a página das assinaturas e envia-a para nós por correio eletrónico (dia7angola@gmail.com).

 

CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL

A Polícia Nacional de Angola tem agredido sistematicamente cidadãos que tentam exercer seus direitos, constitucionlamente consagrados. A Constituição da República de Angola, artigo 31, diz:

A integridade moral, intelectual e física das pessoas é inviolável. O Estado respeita e protege a pessoa e a dignidade humanas.

A Polícia tem violado o direito dos cidadãos à integridade física. Cidadãos têm sido barbaramente agredidos ao exercerem seus direitos. No dia 23 de Novembro de 2014, foi brutalmente espancada a jovem estudante Laurinda Gouveia, que precisou de tratamento médico. Ela ainda está a sofrer as consequências dos espancamentos que levou dos agentes da Polícia.

JUNTE-SE A NÓS PARA EXIGIRMOS JUSTIÇA ÀS AUTORIDADES!

Queira assinar seu nome abaixo:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Comments
  1. Jardel Reis says:

    Os que deviam lutar pela lei deturpam a propria lei em vez de optar pela segurança do cidadão esses polícias lutam pela corrupção este pais esta muito mal organizado

  2. José Patrocínio says:

    Como se pode assinar?

  3. o meu apelo vai as autoridades competentes que tenham coragem,sem contemplacoes para que os autores desta macabra tortura sejam disciplinar e criminalmente punidos.

    e hoje e agora que sua excelencia senhor presidemte da republica,jose eduardo dos santos deve mostrar o seu propalado titulo de arquitecto da paz.
    ps: sem bajulacao.

  4. Edson Golome says:

    EDSON GOLOME

  5. Félix domingos says:

    É bom saber que isto não é aceite.
    Mas a minha satisfação só sentirei com resultados práticos.

  6. Ju Jaleco says:

    Assinaria de bom grado mas creio que talvez fosse um abuso (?), já que não tenho, com grande pena minha, a nacionalidade angolana. O que acham? Vou ver o que se passa no Facebook. Ontem ouvi entrevista na RDP África.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s