Jornalista Manuel José “colocado” com 12 armas por homens FAA e DNIC

Posted: February 11, 2015 in Luanda

Excesso de zelo ou abuso de poder?

Pelo menos foi nesses termos que a vítima manifestou a intenção de acusar, em Tribunal, os seus agressores, que, por ironia ou não, eram indivíduos com a farda das Forças Armadas Angolanas, em número de nove (9), armados com metralhadoras AK-47, e agentes da DNIC, três (3), com pistolas em punho.

O Jornalista da Voz da América e professor, Manuel José, foi a vítima referida acima, ao ter sido cruelmente destratado por patriotas e acérrimos defensores da integridade territorial e segurança do Estado angolano, quando, na última segunda-feira, 09.02.2015, no Zango 0, zona em que reside e dá aulas, decidiu encontrar um canto, praticamente na rua, para sentar-se, abrir o seu PC e enviar um trabalho jornalístico à Washington, onde está sedeada a VOA.

Manuel José VOAMal tinha concluído o expediente, MJ, viu-se subitamente cercado por doze (12) aguerridos militares e polícias, apontando-lhe doze armas, ou seja, nove AK-47 e três pistolas, como se os tais tivessem encontrado o “criminoso mais procurado do país”, se é que temos algum.

– “O que se passa, algum problema?!”, – Questionou MJ, apavorado e sem perceber o que estaria a ocorrer, pois na sua noção de Estado democrático não cabia um tal cenário, em que um cidadão de bem podia ver-se colocado em tão traumatizante situação.

– “Cala a boca, mãos no ar!”. – Ordenaram os mais exemplares agentes da autoridade que um país de direito pode ter.

– “Vai, deita-se no chão!”. – Obediente, como, se calhar será uma das suas características, MJ deitou-se, mas não deixou de identificar-se (já algemado com as mãos atrás e barriga no solo que o viu nascer): “eu sou o Manuel José, jornalista da VOA, professor e vivo aqui mesmo no Zango, talvez estejam a me confundir com outra pessoa”. Como quem dissesse, “achas que não te conhecemos?”, a resposta dos compatriotas foi pisotearem-no, com botas e vitupérios, quase nada, só uns «insultozitos» de nada, tipo, “tão gordo e não sabe gerir as tuas banhas…?”.

Ato contínuo – os guardiães da soberania que o jornalista punha em causa com os seus meios de trabalho (mochila, PC e caça palavra), em plena rua (perímetro de segurança de quem?), ao Zango 0 – conduziram-no à Esquadra 47ª, adstrita ao Zango 1, onde uma hora depois e a seguir a um irritante interrogatório, recebeu a informação de um investigador, segundo a qual, “houve um engano, confundimos-te com um marginal, podes ir para casa”.

– “Mas eu identifiquei-me, disse-vos quem era e ignoraram-me completamente, como podem ter -se enganado, eu vou processar-vos!” – Retorquiu a vítima do patriotismo zeloso, que no seu próprio país, viu a sua honra e bom nome postos em causa, em asta pública, aos olhos de não poucos conhecidos e vizinhos e quiçá alunos, como se de um reles marginal se tratasse.

– “Pedimos desculpas, foi um engano, não precisas processar…”. – Reafirmou o porta-voz dos agentes ao serviço da pátria, cujo zelo não se pode de forma alguma confundir com abuso de poder, de modos que será uma tremenda falta de espírito patriótico, da parte do cidadão Manuel José, fazer o que prometeu: “…processar a polícia, por excesso de zelo e abuso de poder”.

Mas o Jornalista e professor decidiu ser anti-patriótico e “frustrado”, tendo mesmo avançado com uma queixa à inspecção do Comando Provincial da Polícia de Luanda e manifestando-se disposto a avançar com um processo contra a Polícia Nacional da República de Angola, pelas razões que vimos relatando acima.

Comments
  1. Ju Jaleco says:

    Foi “só” mais uma demonstração de “democracia” e “liberdade”! Acho que faz muito bem em processar aqueles agentes da “democracia”, devia mesmo fazê-lo também junto de instâncias internacionais. Que tristeza!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s