CTV: Zungueir@s – Porrada, Prisão e… mais porrada se refilares.

Posted: September 30, 2016 in Luanda
ctv-blog-zungueiros

Evaristo, zungueiro de lâminas de barbear

Fizemos uma passagem pelo mercado do S. Paulo, mais uma vez auxiliados pela nossa querida Laurinda Gouveia, para ouvir um pouco como tem sido a rotina das vendedoras e vendedores daquele mercado onde o formal e o informal convivem.

Não nos deixou minimamente espantados constatar mais do mesmo: uma interminável lista de abusos de autoridade protagonizados por agentes da Polícia Nacional e dos intragáveis “fiscais”, incorrendo em várias contravenções penais que, num país normal, redundariam em suspensão, irradiação da corporação e pesadas penas de prisão.

Mas aqui é Angola, tudo pode, desde que oficialmente mandatado pelo Estado, o mesmo Estado que se coloca como garante da constituição (art. 56º) mas que a vandaliza inescrupulosamente, sob disfarce de fardas e patentes.

Esta história não é nova. Estamos fartos de a ouvir e de a ler, mas estamos mais fartos ainda de ter de assistir o mesmo filme, com os mesmos protagonistas, com o mesmo final, sem podermos mudar absolutamente nada.

Estamos fartos de sermos impotentes para a reescrever, para adicionar a nossa pitada, para contribuir para um final um pouco menos dramático.

Resta-nos insistir em denunciar sistematicamente estes abusos, até que a vergonha possa finalmente obrigar o realizador desta longa metragem de terror a mudar o guião.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s