CTV: Marginais ditam as regras na Cerâmica, Cacuaco

Posted: December 23, 2016 in Luanda
ctv-ceramica

Bento Paixão, uma das muitas vítimas da violência no Bairro da Cerâmica

Uma sequência de denúncias de populares sobre o crescendo da insegurança pública no bairro da Cerâmica, município de Cacuaco, fez com que nos deslocássemos até lá.

A maior parte dos moradores repete-nos o mesmo discurso que dá conta de um cenário tenebroso: violações, assaltos à mão armada, disparos com arma de fogo, arrombamentos e extorsão.

Entre as principais vítimas além de populares comuns, está o coordenador do bairro Cerâmica o senhor João António que há duas semanas atrás encontrava-se hospitalizado fruto do disparo que lhe atingiu a perna esquerda, ao ser assaltada a sua cantina.

Na entrevista telefónica que mantivemos com o coordenador, considera com preocupação haver jovens do próprio bairro, conhecidos inclusive, envolvidos no crime. Entretanto, descarta as afirmações avançadas por outros populares por nós entrevistados que os atuais criminosos sejam aqueles que foram beneficiados com a nova lei da amnistia.

O coordenador garantiu-nos que a polícia existe na localidade. No entanto, alguns moradores afirmam que “está mais preocupada com a extorsão à veículos do que a velar pela segurança dos populares.”

O comandante de Divisão foi contactado. Sem gravar entrevista prometeu dar cobro a situação e destacar efectivos na zona. Não há sistema de iluminação pública, ainda não existe uma esquadra ou posto policial na zona. A luz falha com muita regularidade. Tudo isso tem facilitado a acção dos homens do crime.

Cacuaco tem feito manchetes pelos piores motivos, passando a ideia de ser o município mais perigoso para se viver atualmente em Luanda.

Os populares clamam por acção por parte da polícia “queremos nos sentir seguros e protegidos.”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s