CTV: Fiscalização de Viana vs Artesão

Posted: December 31, 2016 in Luanda
CTV Toy Chinelo.png

Manuel “Toy Chinelo” Gomes, artesão

Manuel Gomes é artesão e apresenta-se com um nome artístico: Toy Chinelo
Em Maio de 2015 foi alvo de um furto institucional quando uma equipa de fiscais liderada por Nelson Sebastião Neto invadiu o seu estabelecimento levando 105 pares de sandálias.

Esse mesmo indivíduo tinha se feito passar no dia anterior por um cliente em potência, elogiando o seu trabalho e trocando com Toy os números de telefone.

Toy argumentou que estava legal mostrando o seu cartão de vendedor ambulante com assinatura do próprio administrador, mas isso apenas resultou no confisco abusivo do mesmo por parte do fiscal Nelson.

No dia 29 de Maio, 3 dias depois, Toy entregou na administração uma carta expondo brevemente o sucedido e solicitando a intervenção do administrador. Não obtendo resposta, escreveu novamente, aos 14 de Julho, 2 meses depois, solicitando ao administrador uma audiência e concedendo 72 horas para recolher a sua resposta.

O resultado desta diligência? Passou a ser assediado ostensivamente e detido. Foi detido 3 vezes, até que, aquando da última detenção, foi submetido a uma farsa de julgamento sumário onde acabou por ser condenado por… pertencer ao movimento revolucionário e insultar fiscais!?!

Curiosamente, ainda antes deste julgamento e fruto da sua pressão, o gabinete jurídico da administração de Viana deu-lhe razão e obrigou o fiscal Nelson Neto a pagar pelas sandálias surrupiadas. Essa decisão ficou no papel.

Hoje é dia 31 de Dezembro de 2016. Toy vai entrar em 2017 sem as suas sandálias. Dois anos aguardando por justiça. Que justiça?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s