
Movimento Revolucionário de Benguela reunido num descampado no Lobito
Benguela é uma província costeira no centro-sul de Angola. Com cerca de 2 milhões de habitantes é a 3ª província mais populosa do país e tem 10 municípios.
É no município do Lobito que encontramos o epicentro da cidadania-ativa. A Omunga, uma das mais conhecidas organizações não-governamentais angolanas, conduzida por José Patrocínio, tem a sua sede aqui. É também nesta cidade que se encontra um grupo de tenazes jovens que se auto-denominam de Movimento Revolucionário de Benguela, um grupo de cidadãos que exige o fim das práticas nefastas ao desenvolvimento como corrupção, nepotismo e supressão das liberdades fundamentais.
Este mini documentário é uma modesta tentativa de dar a conhecer um pouco melhor essa franja da juventude benguelense que tem estado a conquistar palmo à palmo – e à duras penas – um ténue espaço de democracia participativa no Lobito.
Amiúde ignorados pela grande imprensa e população em geral, na sombra das suas companheiras e companheiros de luta na capital, pareceu-nos pertinente produzir esta peça e com ela nos vergarmos perante o seu combate, que também é o nosso.
Apesar de todas as sevícias e cerceamento às liberdades fundamentais de que vêm sido alvo – já estiveram retidos em esquadras policiais pelo menos uma dúzia de vezes e, alguns deles, foram julgados sumariamente e condenados a dois meses de prisão efetiva pelo crime de assoada em 2016 – estes jovens não se demovem, pois para cada detenção há um punhado de bons motivos para persistir e é precisamente o que faz o Movimento Revolucionário de Benguela, com alguma arte e boa disposição à mistura.
Obrigado pela inspiração
Muito bom