CTV: Apresentando o Movimento Revolucionário de Benguela

Posted: March 27, 2017 in Luanda
IMG_POSSIVEL

Movimento Revolucionário de Benguela reunido num descampado no Lobito

Benguela é uma província costeira no centro-sul de Angola. Com cerca de 2 milhões de habitantes é a 3ª província mais populosa do país e tem 10 municípios.

É no município do Lobito que encontramos o epicentro da cidadania-ativa. A Omunga, uma das mais conhecidas organizações não-governamentais angolanas, conduzida por José Patrocínio, tem a sua sede aqui. É também nesta cidade que se encontra um grupo de tenazes jovens que se auto-denominam de Movimento Revolucionário de Benguela, um grupo de cidadãos que exige o fim das práticas nefastas ao desenvolvimento como corrupção, nepotismo e supressão das liberdades fundamentais.

Este mini documentário é uma modesta tentativa de dar a conhecer um pouco melhor essa franja da juventude benguelense que tem estado a conquistar palmo à palmo – e à duras penas –  um ténue espaço de democracia participativa no Lobito.

Amiúde ignorados pela grande imprensa e população em geral, na sombra das suas companheiras e companheiros de luta na capital, pareceu-nos pertinente produzir esta peça e com ela nos vergarmos perante o seu combate, que também é o nosso.

Apesar de todas as sevícias e cerceamento às liberdades fundamentais de que vêm sido alvo – já estiveram retidos em esquadras policiais pelo menos uma dúzia de vezes e, alguns deles, foram julgados sumariamente e condenados a dois meses de prisão efetiva pelo crime de assoada em 2016 – estes jovens não se demovem, pois para cada detenção há um punhado de bons motivos para persistir e é precisamente o que faz o Movimento Revolucionário de Benguela, com alguma arte e boa disposição à mistura.

Obrigado pela inspiração

Comments
  1. leonardo Kossengue says:

    Muito bom

  2. Alexandre vunge says:

    estou dentro mano.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s