CTV: Irregularidades no Registo Eleitoral

Posted: April 17, 2017 in Luanda
CTV Fiscal Eleitoral denuncia

Lourenço José, fiscal do registo eleitoral e autor da denúncia

O registo oficioso chegou ao fim e no dia 19 de Abril o MAT entrega a base de dados de cidadãos registados à CNE e lava as suas mãos.

Várias foram as irregularidades que foram sendo notadas um pouco por todo o país. Sobretudo queixas da presença ostensiva de símbolos e até maratonas do MPLA diante das tendas de registo, acusações de cidadãos estrangeiros terem acesso ao cartão de eleitor, a gafe no concurso da TPA que o MAT explicou mas de forma pouco convincente e, mais recentemente, uma foto de um veículo da CNE transportando vários militantes com camisolas e chapéus do MPLA e do “camarada presidente”.

CNE MPLA Huambo

A imagem fala por si

Neste vídeo, Lourenço José, fiscal do registo, faz uma denúncia que se compagina com as acusações anteriormente mencionadas: um cidadão de nacionalidade Somali consegue de alguma forma um documento da administração conferindo-lhe autenticidade como cidadão angolano que não é, nunca foi. A denúncia foi feita, a polícia deteve o cidadão que apareceu com uma testemunha de Cabinda e obteve deste a confissão da tramóia. Será este um caso isolado? Como confiar neste processo, como validar eleições quando os competidores não estão a concorrer em pé de igualdade e não há mostras de intenção de fazer diferente desta vez?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s