CTV: Maninha, excluída mas determinada

Posted: April 17, 2017 in Luanda
CTV Maninha

Ana Adriana, a “Maninha”

Foi convocada pela Plataforma pela Inclusão uma manifestação pelos direitos sonegados à pessoas com deficiências, que deverá ter lugar no dia 22 de Abril, partindo do Cemitério Sant’Ana até ao Largo das Heroínas.

Em Julho de 2016 foi aprovada uma lei estabelecendo normas, condições e critérios de acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com mobilidade condicionada. Essa lei prevê a eliminação de barreiras arquitetónicas nos edifícios, espaços e equipamentos urbanos, transportes especiais e apropriados, entre outras garantias. Ela segue-se a um decreto presidencial de 2016 que estipulava a regra de quotas de vagas de emprego de 4% para o setor público e 2% para o setor privado para pessoas com algum tipo de deficiência.

Como a maior parte das bonitas leis do nosso ordenamento jurídico, continua a ser letra morta e como é costume, não existem responsáveis pelo incumprimento. Enquanto isso milhares de cidadãos se vêm duplamente penalizados: pela sua condição física e pela exclusão institucional.

Manif Portadores de DeficiÊncia
Nesta peça acompanhamos um dia na vida de Ana Adriana, carinhosamente “Maninha”, para termos uma pequena ideia das dificuldades que pessoas com deficiências passam em cidades que não lhes favorecem a locomoção e em países onde as políticas, quando as há, são apenas carateres numa folha oficial.

Maninha deixou de estudar, a sua faculdade, o ISPSA (Instituto Superior Politécnico Soberano de Angola), foi encerrado por operar de forma ilegal e desde então o sonho de se tornar enfermeira teve de ser adiado. Com alguns cursos básicos, o seu ganha-pão vem do métier de cabeleireira, tendo clientes residentes que a procuram para trançar.

Acompanhe o vídeo abaixo e veja que esta manifestação tem todo o sentido e que a nossa solidariedade é uma obrigação.

Comments
  1. Adão Ramos says:

    Poxa, emocionante e muito forte…até deito lágrimas, karamba!!!

    o mundo tem de ver isso…

    Adão Ramos

    No dia 17 de abril de 2017 às 20:44, Central Angola 7311 escreveu:

    > Central Angola 7311 posted: ” Foi convocada pela Plataforma pela Inclusão > uma manifestação pelos direitos sonegados à pessoas com deficiências, que > deverá ter lugar no dia 22 de Abril, partindo do Cemitério Sant’Ana até ao > Largo das Heroínas. Em Julho de 2016 foi aprovada uma lei e” >

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s