CTV: Pessoas com deficiência discriminadas

Posted: May 1, 2017 in Luanda
CTV Piitra

Emanuel Pitra, um dos protagonistas desta reportagem

Recentemente publicámos uma reportagem acompanhando o dia a dia de uma jovem com deficiência, a Ana Adriana “Maninha” que, pela sua bravura e resiliência conquistou o coração de muit@s angolan@s, provocando reações emocionais e uma chuva de contactos de pessoas pretendendo “ajudá-LA”. Uma dessas ajudas veio sob forma de formação e emprego e Maninha começa a trabalhar esta semana. Obrigado a tod@s.

Tendo de certa forma se tornado numa espécie de cabeça de cartaz, Maninha é no entanto uma entre milhares que sofrem não apenas por terem sérias limitações de locomoção, mas também (sobretudo?) por serem discriminad@s de múltiplas formas pela sociedade na qual se inserem: pela arquitetura dos espaços que se tornam inacessíveis e portanto infrequentáveis por el@s, pelos transportes públicos que os ignoram passando por eles indiferentes, por tod@s os que fazem chacota da sua situação humilhando-os, pelos professores que deveriam emancipá-los, pelo patronato que não quer ter “aleijad@s” como funcionári@s, etc.

Um grave problema de mentalidade e estigmatização que estes cidadãos e cidadãs devem enfrentar ao longo de toda a sua vida e que os torna autênticos sobreviventes e dignos da nossa vénia e de peças como as que abaixo vos apresentamos, na esperança de poder contribuir, um pouco que seja, na inversão desses valores.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s