CTV: A grande muralha do Sambila

Posted: July 14, 2017 in Luanda
CTV post muralha do sambila

A grande muralha em toda a sua extensão

Os moradores do Distrito Urbano do Sambizanga queixam-se das dificuldades criadas pela carência de pontes pedonais ao longo dos 2600m de extensão do muro de segurança que delimita as zonas residenciais da linha do caminho-de-ferro e que constitui obstáculo entre estas e às vias principais por onde entram e saem do bairro.

Nesses cerca de 2,5km existem apenas 4 pontes pedonais, estando 3 relativamente espaçadas de cerca de 350m entre si, mas havendo uma distância de uns absurdos  930m entre a 3ª e a 4ª ponte. Os moradores vêem-se forçados a fazer grandes circuitos dentro do bairro para chegar às travessias.

O mais grave, é que esta configuração arquitetónica cria zonas tampão que, adicionando a precariedade da iluminação pública, tornaram-se em autênticos viveiros de predadores sociais, que aí se aninham para as mais reprováveis práticas: assaltos e homicídios estão na ordem do dia, não poupando sequer as igrejas.

Para piorar a situação, os próprios moradores não estimam muito estes acessos, fazendo deles depósito de lixo, focos de insalubridade e de doenças de vária estirpe que continuam a flagelar as camadas mais baixas e a mantê-las no fundo da cadeia alimentar. É complicado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s