Desenvolvimento humano em Angola (2002 – 2017)

Posted: August 15, 2018 in Luanda

DESENVOLVIMENTO-HUMANO-EM-ANGOLA-2002-2017_Página_001

O relatório intitulado Desenvolvimento Humano em Angola de 2002 a 2017: 15 Anos de Paz e de Má Qualidade de Vida, que publico hoje, 15 de Agosto, constitui a culminação de um projecto de investigação qualitativa que durou um ano e dez meses, o qual teve início em Outubro de 2016.

O relatório demonstra que, apesar da paz, do fabuloso crescimento económico e das bilionárias linhas de crédito cedidas ao País, o desenvolvimento humano de Angola continuou baixo, facto reflectido na trágica realidade em que a vasta maioria dos Angolanos continuou a viver na pobreza e, como tal, em má qualidade de vida, enfrentando privações diversas, sem terem alcançado a paz social.

Os sucessivos governos de José Eduardo dos Santos levaram a cabo um processo de reabilitação de infraestruturas, requalificação e construção de novas, ao qual foi atribuída a designação de reconstrução nacional que, na realidade não aconteceu, pois, além de ser ter limitado no domínio do betão, e de se ter revelado megalómano, o tecido humano não foi alvo de um investimento à altura das suas reais necessidades. Os investimentos nos sectores da saúde, da educação, da agricultura e outros relacionados foram sempre, e em muito, inferiores aos da defesa e segurança.

Em 2002, os Angolanos puseram fim a uma guerra de décadas. O surgimento da paz anunciava um tempo novo, no qual, ultrapassada a guerra, o processo de transformação dos imensos e diversos recursos naturais de Angola resultaria gradualmente na generalização do bem-estar social para os seus cidadãos. Mas, em 2017, tal expectativa não estava realizada. Para a vasta maioria da população, a má qualidade de vida continuou a caracterizar a sua existência, e o erário público fora alvo de um feroz saque perpetrado pelos titulares de cargos públicos que tiveram no então chefe de Estado e de governo o grande timoneiro.

O autor
Nuno Álvaro Dala

Download do relatório aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s