Hoje, quarta-feira, 26 de Setembro de 2018, João Manuel Gonçalves Lourenço completa 1 ano no cargo de Presidente da República, um facto que por esta altura é alvo de toda a sorte de análises, feitas tanto nos meios de comunicação social – públicos e privados, nacionais, na redes sociais – como, evidentemente, em fóruns informais diversos. O desempenho do Chefe de Estado e de Governo está sob escrutínio. Isto é indubitável.
Analistas, dos mais cultos, eloquentes e focados em fazer as mais construtivas leituras da realidade, aos mais superficiais e vulgares, bem como os cidadãos no âmbito geral, tecem considerações sobre o que foi o primeiro ano do terceiro presidente de Angola em quase 43 anos de Independência.
Visando analisar a avaliação que os cidadãos fazem do assunto em referência – e que nota atribuem ao Presidente João Lourenço – decidi realizar uma sondagem, a qual, concebido o projecto técnico-metodológico, foi possível graças a uma diligente e metódica equipa de jovens engajados e activistas, que, tendo aceitado o meu convite, e esclarecidos tecnicamente sobre como proceder, percorreram as ruas dos municípios de Luanda durante quase 4 semanas, a fim de registar as opiniões dos cidadãos. A sondagem decorreu entre 27 de Agosto e 20 de Setembro. Foi presencial, facto que possibilitou a captação de importantes e instrumentais incidências psicológicas e materiais que a modalidade virtual não proporciona.
O relatório que agora coloco à disposição do público contém os resultados da Sondagem sobre o Primeiro Ano de João Lourenço na Presidência da República, designação técnica do projecto.
Nuno Álvaro Dala
Download da sondagem aqui